Epson anuncia transição completa para energia renovável no mundo

Epson

A Seiko Epson Corporation, ou apenas Epson, anunciou essa semana que, desde dezembro de 2023, tem todas as suas instalações próprias no mundo são alimentadas por energia renovável. Segundo a própria empresa, a Epson é a primeira da indústria manufatureira japonesa a completar a transição para a energia renovável em suas instalações.

O Grupo Epson consome cerca de 876 GWh de energia por ano, e estima redução anual de 400 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono com a transição para energia renovável.

No Brasil, a empresa fábrica em Barueri (SP), única fora da Ásia, e utiliza energia renovável de fonte eólica. Escritório e almoxarifado brasileiros recebem energia proveniente da compra de IREC (International REC Standard).

Leia também: Uber promete futuro mais sustentável e acessível durante o SXSW

A sede na região metropolitana de São Paulo conta com inventário de emissões de carbono, a partir da metodologia GEE de escopos 1, 2 e 3. A iniciativa prevê a retirada de CO2 da atmosfera para neutralizar as emissões restantes da unidade.

Compromisso global

O compromisso de ser uma empresa carbono negativo e eliminar recursos subterrâneos não renováveis foi firmado pela Epson na chamada Visão Ambiental 2050. O plano prevê a transição para o uso exclusivo de energia renovável.

Publicada em março de 2021, a decisão previa uso exclusivo de energia renovável nas instalações do grupo no mundo até 2023. A migração foi completada no Japão em novembro de 2021 e, em nível global, em dezembro de 2023.

Além do uso em instalações próprias, a Epson diz que vai promover novas fontes de energia renovável em projetos de terceiros. Um deles, com a Prefeitura de Nagano, busca ampliar o fornecimento de energia renovável na cidade.

“Essa conquista não somente contribui para nossos próprios objetivos, mas também visa facilitar a maior adoção de energias renováveis pela sociedade através da conscientização. Nosso objetivo de concretizar a sustentabilidade social é uma questão complexa, cheia de dificuldades; porém vamos agir com determinação para abordar os desafios com espírito criativo”, diz em comunicado o presidente global da Epson, Yasunori Ogawa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!