Expectativas dos clientes desafiam a maioria dos profissionais de marketing

Um cenário de instabilidade econômica global também afeta as perspectivas que os profissionais de marketing têm para o seu trabalho. O relatório “State of Marketing”, realizado pela Salesforce, indica desafios do setor. Dos entrevistados, 27% citaram restrições orçamentárias e 73% concordaram que as expectativas dos clientes são mais difíceis de atender em relação ao que era esperado em 2021. O estudo foi realizado em 35 países, ouvindo  6.000 líderes de marketing em 35 países, incluindo 250 brasileiros.

“Temos notado duas grandes mudanças nas empresas ao redor do mundo, que visam corresponder às expectativas digitais dos clientes: fazer mais com menos diante do cenário econômico e aprimorar a gestão de dados em linha com os requerimentos de privacidade. E isso só será possível se as marcas estimularem suas equipes, possibilitando um maior destaque no setor e atraindo novos consumidores”, destaca Daniel Hoe, head de marketing para a América Latina da Salesforce.

No Brasil, a comunicação por e-mail continua dominante, representando mais de 80% de todas as mensagens de marketing, de acordo com dados obtidos da solução Salesforce Marketing Cloud. Apesar disso, profissionais estão buscando investir em uma combinação de canais e tecnologias para alcançar públicos e construir relacionamentos duradouros. Ferramentas como ligações por voz, TV e mensagens móveis foram as que registraram maior crescimento.

Os regulamentos de privacidade também estão na agenda de desenvolvimento dos profissionais ouvidos. Embora 79% dos entrevistados ainda invistam em dados de terceiros, 68% dizem ter uma estratégia totalmente definida para utilizar outras referências.

O estudo também observou que os colaboradores estão analisando e recorrendo a mais métricas a cada ano, isso porque a velocidade do insight continua sendo uma vantagem competitiva – 84% das organizações envolvem os clientes em tempo real em um ou mais canais de marketing.