Gerentes de marketing esbarram em falta de informação da concorrência no e-commerce

e commerce marketing

Com um ambiente de mercado cada vez mais competitivo no e-commerce, os gerentes de marketing têm se deparado com obstáculos diários para impulsionar as vendas online. Segundo novo estudo realizado pela Sellesta, 87% dos profissionais no Brasil se queixam que gerar um retorno de investimento (ROI) em campanhas promocionais é o maior desafio que enfrentam hoje, seguido pelo conhecimento da marca (13%). A pesquisa foi realizada com 200 profissionais de comércio eletrônico que operam no Brasil e no México.

Segundo os dados, 91% dos gerentes de e-commerce brasileiros enfrentam a concorrência on-line de pelo menos 10 outras marcas, enquanto apenas cerca da metade (56%) tem acesso às tendências diárias do mercado para ajudá-los a tomar suas decisões.

Leia também: Iguatemi 365 evolui e-commerce para marketplace e aprimora CX

O estudo também observou uma lacuna significativa no conhecimento da concorrência, o que influencia nos resultados dos negócios. Quando questionados sobre o quão conscientes e informados eles se consideram sobre as ofertas online dos concorrentes (descrições, preços, promoções etc.), apenas 15,4% dos entrevistados brasileiros se descreveram como “extremamente atentos”, preparados para acompanhar diariamente os desenvolvimentos do mercado.

Max Zagrebin, CEO da Sellesta, afirma que ter esses insights são fundamentais para os profissionais de marketing, especialmente diante do aumento da concorrência online no Brasil. “Analisar e acompanhar constantemente os concorrentes de um mesmo setor é fundamental para que uma empresa de e-commerce se destaque e tenha sucesso. Atrás de milhões de anúncios e vendas que ocorrem todos os dias, há uma riqueza de dados competitivos inestimáveis que, caso contrário, estariam fora do alcance dos vendedores”, destaca o executivo.

A pesquisa também revelou outro problema enfrentado pelos profissionais de marketing online da região: 13,6% dos entrevistados brasileiros atualmente precisam de pelo menos 5 dias para lançar uma campanha online, enquanto 11% mantêm a mesma precificação ao longo do ano.

Impacto da Inteligência Artificial no e-commerce

Para Zagrebin, o surgimento da IA transformará drasticamente o cenário do e-commerce, permitindo que profissionais de marketing em geral – de PMEs a grandes companhias – tenham acesso e respondam à dinâmica do mercado em tempo real.

A ascensão da IA contrasta, entretanto, com a descoberta de que 38,2% dos gerentes de e-commerce verificam manualmente os preços dos concorrentes.

“Acreditamos que este relatório demonstra que um caminho fundamental para as pequenas e médias empresas de comércio eletrónico manter uma vantagem competitiva é aproveitar o poder da inteligência artificial (IA), que tem o potencial de revolucionar a forma como as empresas enfrentam estes desafios. Ao automatizar tarefas complexas relacionadas a preços, análise de concorrentes, otimização de palavras-chave e pesquisa de clientes, a IA capacita as empresas a tomar decisões baseadas em dados com eficiência sem precedentes”, conclui o CEO da Sellesta.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!