Federação Espanhola pede desculpas ao mundo do futebol por conduta ‘inaceitável’ de Rubiales

A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) apresentou de forma institucional nesta terça-feira, através do seu presidente interino, Pedro Rocha, um pedido de desculpas a todo o mundo do futebol e aos torcedores pelo comportamento “totalmente inaceitável” do mandatário afastado Luis Rubiales durante a final da Copa do Mundo Feminina, em Sydney, no dia 20 de agosto. Em carta assinada por Rocha, a entidade lamenta o “comportamento totalmente inaceitável do seu mais alto representante institucional durante a final e nos momentos que se seguiram, que não corresponde de forma alguma aos valores da sociedade espanhola no seu conjunto, das suas instituições, dos seus representantes, dos seus atletas e dos dirigentes do esporte espanhol”, diz um trecho. “Os danos causados ao futebol espanhol, ao esporte espanhol, à sociedade espanhola e aos valores do futebol e do esporte no seu conjunto foram enormes. Lamentamos profundamente os danos causados e, por isso, a partir desta RFEF, devemos pedir as nossas mais sinceras desculpas e assumir o compromisso firme e absoluto de que fatos como este não voltarão a acontecer”, acrescenta.

A carta, que também é dirigida à Fifa, à Uefa, às federações nacionais, aos jogadores, especialmente as das seleções espanhola e inglesa, assim como a outros agentes e torcedores do futebol em todo o mundo, insiste que as ações de Rubiales “não representam os valores defendidos pela Federação Espanhola, nem os valores da sociedade espanhola em geral”. “As suas ações devem ser atribuídas única e exclusivamente a ele, pois é o único responsável pelos seus atos perante a sociedade, perante os órgãos esportivos e, se necessário, perante os tribunais”, acrescenta, depois de afirmar que está à disposição do Tribunal Administrativo do Esporte (TAD) e do Conselho Superior de Esportes (CSD) para fornecer todo o apoio documental e administrativo necessário para que o caso contra Rubiales seja resolvido “definitivamente o mais rapidamente possível”.

O comunicado menciona ainda que “para proteger o futebol espanhol e garantir que comportamentos como o de Rubiales não se repitam, foi imediatamente iniciada uma investigação exaustiva dos fatos e das medidas subsequentes tomadas por Rubiales”. “O compromisso de todos eles é unânime e firme no sentido de, nos próximos dias, se desenvolver um conjunto de ações destinadas a melhorar a governança da Real Federação Espanhola de Futebol e reparar, na medida do possível, os danos causados. A RFEF deve agir em coordenação com o Conselho Superior de Esportes para servir os interesses gerais do esporte espanhol”, acrescenta. A carta assinada por Rocha reitera as felicitações à seleção nacional feminina “pelo seu triunfo histórico, reconhecendo o impacto e o legado que a sua vitória terá no futuro do futebol espanhol”. “Estamos convictos de que o seu espírito inspirou milhões de pessoas de todas as idades e não poderíamos estar mais orgulhosos da forma como se comportaram, tanto dentro como fora do campo. No momento oportuno, tenho a intenção devolver a vocês o protagonismo e celebrar os seus feitos como merecem”, concluiu o dirigente

*Com informações da EFE