Fórum Econômico Mundial aponta para a criação de 78 milhões de postos de trabalho impulsionados por novas tecnologias

Uma pessoa segura um smartphone na mão esquerda enquanto utiliza um laptop com a mão direita, ambos exibindo gráficos e dados estatísticos. O smartphone apresenta gráficos de pizza, barras e uma linha em tons de azul. O laptop mostra uma tela com o título "Project statistics" (Estatísticas do projeto) e gráficos em colunas laranja e azul, um gráfico de linhas e um gráfico de pizza colorido. A cena ocorre em uma mesa de madeira clara, sugerindo um ambiente profissional ou de trabalho.

Uma nova pesquisa divulgada pelo Fórum Econômico Mundial nesta quarta-feira (08) apontou que o desenvolvimento de novas tecnologias elevarão à 78 milhões o número de postos de trabalho em 55 países, até 2030.

O avanço tecnológico deverá criar 170 milhões de empregos e tornar obsoletos 92 milhões, resultando em um saldo de 78 milhões, ou 7% dos postos atuais. O estudo mostra que a maioria das oportunidades se concentrará no setor de tecnologia, com o crescimento da busca por especialistas em big data, especialistas em IA, desenvolvedores de software e aplicações, engenheiros de fintech, entre outros.

Leia também: 5 cargos de tecnologia em alta para 2025, segundo o PageGroup

Para isso, 37% das habilidades dos trabalhadores brasileiros irão migrar para o setor de tecnologia nos próximos cinco anos.

De acordo com o levantamento, 58% das empresas brasileiras espera recrutar funcionários com novas habilidades e nove entre dez das consultas planejam aprimorar suas habilidades em tecnologia, transitando funcionários de funções em declínio para funções de crescimento (48%).

Entre as funções de declínio mencionadas no artigo estão empregos como operadores de entrada de dados, caixas, atendentes, funcionários de serviços postais, contadores e condutores de transporte.

*Informações da Agência Brasil

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!