Fraudes de identidade são percebidas por 80% dos usuários na América Latina

Veriff, Kaarel Kotkas, fraude

Resultados de uma pesquisa da estoniana Veriff divulgados durante o WebSummit 2024, no Rio de Janeiro, indicam que a América Latina se destaca quando o assunto são as fraudes de identidade online. Segundo 62% dos brasileiros, atividades suspeitas ou fraudulentas foram sofridas pelo menos quatro vezes durante navegação online no último ano. E quase 80% no Brasil, Colômbia e México dizem que isso aconteceu pelo menos uma vez no mesmo período.

Foram entrevistados usuários de internet nos três países.

Para 91%, prestadores de serviços financeiros e bancos digitais devem implementar medidas de segurança mais fortes para a verificação de identidade. E 85% confiam no reconhecimento facial como solução mais segura do que métodos convencionais, como senhas ou perguntas de segurança. Essa preferência é ainda mais significativa no Brasil (87%).

Veja ainda: Veeam anuncia compra da Coveware

“Tornar a internet um lugar mais seguro é mais do que apenas uma etapa de verificação. Devemos ir além do óbvio para eliminar o comportamento malicioso do sistema”, diz o CEO da Veriff, Kaarel Kotkas.

A pesquisa também revela que quase 80% dos entrevistados latino-americanos já adotaram o reconhecimento facial ou de impressão digital. Essa porcentagem é significativamente superior à registrada nos EUA ou na Europa (56%).

Além disso, mais da metade dos entrevistados globais (52%) acredita que a utilização da biometria ou do reconhecimento facial é o método mais seguro para acessar serviços online.

A pesquisa também demonstrou que as atividades de mitigação de fraudes das empresas impactam diretamente na reputação. Para cerca de 70% dos entrevistados da América Latina, o histórico de prevenção de fraudes de uma empresa influencia as decisões dos usuários ao se inscreverem ou assinarem serviços. Este comportamento é semelhante na Europa e nos Estados Unidos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!