Fujitsu confirma ciberataque e risco de violação de dados

fujitsu

A Fujitsu divulgou na última sexta-feira (15) que foi alvo de um ciberataque, gerando preocupações sobre a segurança dos dados de seus clientes e funcionários. A empresa com mais de 120 mil funcionários revelou ter encontrado malware em diversos computadores de trabalho e agiu rapidamente, desconectando os sistemas afetados de sua rede. No entanto, detalhes específicos sobre o tipo de malware utilizado e a extensão da violação ainda não foram divulgados.

“Confirmamos a presença de malware em vários computadores de trabalho em nossa empresa e, como resultado de uma investigação interna, descobrimos que arquivos contendo informações pessoais e informações de clientes poderiam ter sido ilegalmente retirados”, disse a Fujitsu em um comunicado oficial.

Leia mais: Líderes de sustentabilidade impulsionam transformação de empresas, diz Fujitsu

Até o momento, não foram fornecidos esclarecimentos sobre que tipo de informações pessoais podem ter sido acessadas pelos hackers, nem se os governos ou clientes corporativos foram afetados pela violação.

Com sede no Japão e uma equipe de aproximadamente 124.000 funcionários, a Fujitsu é uma empresa de tecnologia que atende clientes em diversos setores, tanto públicos quanto privados, em todo o mundo. A empresa afirmou ter relatado o incidente às autoridades japonesas de proteção de dados, indicando uma preocupação com as implicações legais e regulatórias do ocorrido.

A Fujitsu está agora sob investigação para determinar como sua rede foi comprometida e se houve vazamento de informações, desencadeando uma série de preocupações sobre a segurança cibernética da empresa e a proteção dos dados confidenciais que ela possui.

Este incidente ocorre em um momento sensível para a empresa japonesa, que recentemente esteve no centro de uma polêmica devido ao seu envolvimento em casos de condenações injustas de centenas de trabalhadores do Post Office do Reino Unido. Esses trabalhadores foram acusados de crimes como contabilidade falsa e roubos, mas posteriormente descobriu-se que os problemas estavam relacionados a falhas no software de computador Horizon, desenvolvido pela própria Fujitsu.

*Com informações do TechCrunch

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!