Github anuncia novos recursos impulsionados por IA generativa

Github IA

O Github anunciou nesta quarta-feira (08) atualizações que buscam equipar os desenvolvedores com inteligência artificial em cada etapa do processo de desenvolvimento, introduzindo o que chama de “uma nova era para a segurança do código”. A empresa também aproveitou para lançar o seu relatório Octoverse 2023, que revela que a comunidade brasileira de desenvolvedores está entre as 10 criadoras de projetos de IA generativa na plataforma.

Acompanhando o desenvolvimento da indústria e antecipando tendências, a companhia anunciou em março deste ano o Copilot X, no qual a inteligência artificial está presente em cada etapa do ciclo de desenvolvimento. Thomas Dohmke, CEO do GitHub, destaca o impacto irreversível da IA na comunidade open source. “O código open source e o Git transformaram fundamentalmente a forma como as pessoas constroem software ao redor do mundo, e agora a IA está trazendo a mesma mudança radical a um ritmo exponencial. Em apenas um curto período, o Copilot expandiu e evoluiu o GitHub para a plataforma de desenvolvimento de software líder mundial impulsionada por IA”, disse.

Agora, no evento anual Universe 2023, foram anunciadas novidades e funcionalidades para ajudar os profissionais desde a ideia criativa até a revisão de código e implantação, integrando o Copilot à experiência do desenvolvedor.

GitHub Copilot Chat chega em dezembro de 2023

O Copilot Chat atua como um companheiro de IA em todos os passos, permitindo escrever e entender código usando qualquer idioma. Isso significa que desenvolvedores podem recorrer a ele seja para encontrar um erro, escrever testes de unidade ou ajudar a depurar código.

O Copilot Chat estará disponível em dezembro de 2023 como parte da assinatura do GitHub Copilot para organizações e indivíduos. Também estará disponível gratuitamente para professores, alunos e mantenedores verificados de projetos populares de open source. Entre as novidades do Copilot Chat estão sugestões e explicações de código mais precisas com o modelo GPT-4 da OpenAI e a possibilidade de iterar no código com o Copilot Chat embutido. Com esta função, os desenvolvedores podem conversar sobre linhas específicas de código, diretamente no fluxo do código e editor.

GitHub Copilot Enterprise

O GitHub também anunciou que está trazendo as ofertas do Copilot e personalizando-as com o contexto completo da base de código de empresas com o Copilot Enterprise. Com o Copilot Chat conectado aos repositórios da plataforma, o Copilot Enterprise permite que equipes se familiarizem rapidamente com o código-fonte, pesquisem e criem documentação, obtenham sugestões com base em código interno e privado e revisem rapidamente pull requests. Além disso, ações inteligentes, como a capacidade de gerar resumos de pull requests estarão disponíveis em todo o GitHub, com segurança, proteção e privacidade no nível empresarial.

O Copilot Enterprise estará disponível a partir de fevereiro de 2024, pelo preço de $39 USD por usuário por mês.

“Ao disponibilizar o conhecimento coletivo do código de uma organização ao alcance de seus desenvolvedores, eles não apenas escreverão código mais rapidamente, mas também implementarão a próxima aplicação, funcionalidade ou atualização à frente da concorrência”, afirma Dohmke.

GitHub Copilot Partner Program

Por meio do GitHub Copilot Partner Program, desenvolvedores poderão, agora, integrar o Copilot a outras ferramentas, serviços online e conhecimentos de fora da plataforma. O programa criará um ecossistema para que novas redes sejam infundidas no Copilot, ampliando a extensão do que é possível alcançar com IA.

A expectativa é que, à medida que esse ecossistema continue a se expandir, também aumentem as possibilidades e os casos de uso do que o Copilot pode fazer. Desde ajudar a melhorar o desempenho de consultas de banco de dados até verificar o status de um sinalizador de recursos ou visualizar os resultados de um teste A/B – tudo isso e muito mais será possível em breve graças aos parceiros que estão construindo plug-ins para a funcionalidade. A companhia está iniciando a primeira fase do programa com mais de 25 parceiros iniciais, incluindo Datastax, LaunchDarkly, Postman, Hashicorp e Datadog, e a expectativa é continuar evoluindo o projeto.

GitHub Advanced Security

Hoje, o Copilot aplica um sistema de prevenção de vulnerabilidades baseado em grandes modelos de linguagem (LLMs), que bloqueia padrões de codificação inseguros em tempo real para tornar as sugestões do Copilot mais seguras. O modelo do GitHub tem como alvo os padrões de codificação vulneráveis mais comuns, incluindo credenciais codificadas, SQL injection e path injection.

O Copilot Chat também pode ajudar a identificar vulnerabilidades de segurança no IDE, explicar a mecânica de uma vulnerabilidade com seus recursos de linguagem natural e sugerir uma correção específica para o código destacado. De acordo com o CEO do GitHub, isso transformará radicalmente a definição tradicional de testes shift-left. “Agora, estamos aprimorando o GitHub Advanced Security com novos recursos de teste de segurança de aplicativos baseados em IA, projetados para detectar e remediar vulnerabilidades e segredos no código”, destaca Dohmke.

GitHub Copilot Workspace

Outra novidade anunciada é o Copilot Workspace, que apoiará os desenvolvedores que se depararem com issues no Github, onde muitos bugs começam.

Ao abrir um issue no Copilot Workspace, o usuário receberá um plano proposto automaticamente sobre como implementar a mudança pretendida. Como o Workspace é totalmente editável, também será possível orientar a IA na direção exata que se deseja. Para validar se a alteração se comporta conforme esperado, o Copilot Workspace permite criar, executar e testar o código. E oferecerá ainda correção automática ao encontrar um erro. Segundo a empresa, o Copilot Workspace será como uma sessão de programação em dupla com um colega que conhece cada detalhe do projeto e pode seguir seu exemplo para fazer alterações em todo o repositório, desde o issue até pull request, tudo com o poder da IA.

Brasil lidera projetos de IA generativa

Em sua décima primeira edição, o relatório State of the Octoverse revelou que o Brasil tem agora mais de 4,3 milhões de desenvolvedores na plataforma, sendo a quarta maior comunidade do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.

O Brasil registrou um aumento de 30% de usuários no GitHub em 2023. Ao realizar uma projeção das 10 principais comunidades de pessoas desenvolvedoras para os próximos cinco anos, o relatório prevê que o Brasil se tornará a terceira maior comunidade no GitHub até 2028.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!