Governo italiano se torna maior acionista individual do Grupo TIM

A estatal equivalente aos Correios da Itália, Poste Italiane, formalizou a aquisição de 15% das ações ordinárias da Telecom Italia (Grupo TIM) pertencentes à Vivendi, tornando-se a maior acionista da operadora italiana. A operação, deliberada em 26 de março de 2025 e oficializada em 29 de março, eleva a participação da Poste Italiane para 24,81% do total de ações ordinárias da TIM e 17,81% do capital social.

O valor da transação é de € 684 milhões, com preço unitário de € 0,2975 por ação. O pagamento será realizado pela estatal com recursos de caixa da própria Poste Italiane. A conclusão do negócio está condicionada à aprovação da Autoridade Garante da Concorrência e do Mercado da Itália (AGCM).

Com essa aquisição, a Vivendi reduz substancialmente sua influência na TIM. A Poste Italiane já havia adquirido, em 15 de fevereiro de 2025, 9,81% das ações ordinárias da operadora, que pertenciam à Cassa Depositi e Prestiti.

A estatal italiana dos correios e serviços financeiros afirmou que o investimento tem caráter estratégico e visa o papel de acionista industrial de longo prazo. O objetivo, segundo a companhia, é promover sinergias com a TIM em áreas como serviços móveis, conteúdos digitais, pagamentos, energia, além de soluções financeiras e de seguros.

A Poste Italiane também confirmou que negocia com a TIM o uso da rede móvel pela Postepay, empresa do grupo, a partir de 1º de janeiro de 2026. Há ainda discussões para o desenvolvimento de parcerias industriais envolvendo telecomunicações, tecnologia da informação e serviços convergentes.

A operação não ultrapassa o limite regulatório que obriga a realização de oferta pública de aquisição obrigatória (OPA), segundo comunicado da empresa. A TIM é controladora indireta da TIM S.A., operadora brasileira listada na B3. (Com assessoria de imprensa)

O post Governo italiano se torna maior acionista individual do Grupo TIM apareceu primeiro em TeleSíntese.