Governo Lula conversa com o Egito para tentar retirar brasileiros que vivem em Gaza – Headline News, edição das 20h

O governo Lula estabelece conversas com o Egito para tentar retirar os brasileiros que vivem na Faixa de Gaza e que pretendem retornar ao Brasil. A ideia é que os brasileiros viajem de carro até uma das cidades da nação vizinha e de lá possam retornar ao Brasil. A repatriação é urgente, pois há a expectativa de que Israel invada a Faixa de Gaza em breve, em um confronto que resultará em milhares de mortes do lado palestino. Há 6.000 brasileiros em toda Palestina (ainda não se sabe com precisão quantos deles estão em Gaza e quais vão querer sair do local).

Itamaraty convoca reunião do Conselho de Segurança da ONU para falar da guerra em Israel

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta segunda-feira, 9, que foi convocada uma reunião emergencial com os membros do Conselho de Segurança da ONU, no último domingo, para debater os desdobramentos da guerra deflagrada entre Israel e o grupo terrorista Hamas. O Brasil é o atual presidente do órgão das Nações Unidas responsável por zelar pela manutenção da paz e da segurança. Ainda não houve consenso entre os embaixadores sobre as medidas que a organização deveria tomar neste momento e o grupo deve se reunir mais vezes para que os membros-integrantes se posicione definitivamente sobre o conflito que já está no seu terceiro dia.

Governo Lula inicia terceira fase do Desenrola

O governo federal inicia nesta segunda a terceira fase do programa Desenrola, que permite a renegociação de dívidas de consumidores. Na nova etapa, uma plataforma online permitirá o refinanciamento de dívidas bancárias de até R$ 5 mil para os devedores com renda de até dois salários mínimos. Para acessar a plataforma, o consumidor deve ter cadastro no portal gov.br, com conta nível prata ou ouro. O pagamento deve ser feito em até sessenta meses com juros de 1,99% ao mês.

Arábia Saudita oficializa candidatura para Copa do Mundo de 2034

A Arábia Saudita oficializou sua candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2034. A formalização foi feita através da carta enviada à FIFA pela federação de futebol do país árabe, que é apontado como favorito para sediar os jogos. Segundo a carta, a candidatura já tem o apoio de 70 das 211 federações filiadas à entidade. As chances de a Copa ser sediada pelos árabes cresceram com o anúncio das sedes do torneio de 2030, que será disputado em Espanha, Portugal e Marrocos.