Grupo TIM recebe 1,6 bilhão de euros do governo para implantar rede de fibra na Itália

TIM vai implantar rede de fibra na Itália
TIM recebe investimento do governo para implantar rede de fibra em diversas regiões da Itália (crédito: Freepik)

O Grupo TIM (antiga Telecom Italia) deu início, nesta terça-feira, 7, ao projeto que prevê instalar conexão de banda ultralarga em mais de 3.750 novos domicílios na Itália.

A iniciativa conta com 1,6 bilhões de euros (aproximadamente R$ 8,76 bilhões) do governo italiano, responsável por 70% dos investimentos. A operada entra com os 30% restantes, aportando 700 milhões de euros (R$ 3,83 bilhões) em investimentos diretos.

O projeto integra a Estratégia Nacional de Banda Ultralarga do governo italiano. As obras de cabeamento serão implementadas pela FiberCop, braço de infraestrutura da TIM no país europeu.

A operadora ganhou sete dos 15 lotes previstos no edital de licitação. As conexões de banda ultralarga devem fornecer, até 2026, velocidades de conexão de pelo menos 1 Gigabit/s em download e 200 Megabit/s em upload, graças à instalação da rede de fibra óptica.

O programa envolve dez regiões da Itália (Piemonte, Vale de Aosta, Ligúria, Abruzos, Molise, Sardenha, Úmbria, Marche, Calábria e Basilicata), além das províncias autônomas de Trento e Bolzano. As obras foram iniciadas em Avezzano, na região de Abruzos.

“A abertura das intervenções previstas pelo Plano Itália 1 Giga em Avezzano representa um importante passo no processo de digitalização do território”, afirma, em nota, Francesco Gentile, responsável da TIM pelas Operações de Campo em Abruzos e Molise.

Além de instalar a infraestrutura de cobertura FTTH, a operadora planeja aumentar a capacidade de algumas estações rádio-base para ampliar a cobertura 5G nos municípios atendidos pelo programa.

Venda da rede fixa

No início desta semana, o Grupo TIM informou que recebeu uma proposta de um banco estatal italiano por sua rede fixa, incluindo os ativos e as atividades da FiberCop. A oferta não vinculante expira no fim deste mês, mas deve ser avaliada pelo conselho de administração nos próximos dias.

Anteriormente, a empresa controladora da TIM Brasil tinha recebido uma proposta do fundo norte-americano KKR, mas a considerou baixa.

A venda dos ativos fixos na Itália faz parte do plano de redução do endividamento da companhia.

O post Grupo TIM recebe 1,6 bilhão de euros do governo para implantar rede de fibra na Itália apareceu primeiro em TeleSíntese.