Hering adota ERP em nuvem para transformar lojas franqueadas
A tradicional marca de vestuário brasileira Hering implementou em suas lojas franqueadas uma solução de gestão e frente de caixa (PDV). A novidade faz parte de um esforço de transformação digital da marca. A solução funciona em 348 lojas e transacionou cerca de R$ 718 milhões até o fim de junho de 2024, trazendo um impacto positivo na operação.
Foi adotado o Myrp Enteprise, ERP em nuvem pensado especificamente para operações franqueadoras do varejo. No caso da Hering, a adoção da plataforma foi uma resposta às necessidades cada vez mais complexas das lojas e dos consumidores. Ao integrar dados das lojas com sistemas de retaguarda da empresa, a empresa buscou decisões operacionais tomadas com base em informações mais precisas e atualizadas.
Segundo Gustavo Kasprzak, diretor de TI responsável pelo projeto, o sistema trouxe “a escalabilidade que o negócio precisa para crescer de maneira sustentável”. Segundo ele, a tecnologia de micro serviços disponibilizada pela solução permitiu que a empresa se preparasse para “os aumentos de vendas em datas importantes para o varejo, como Dia das Mães, Black Friday e operações de Natal”.
Leia ainda: Para Claudia Muchaluat, da Intel Brasil, não existe crescimento com conforto
No Natal de 2023, foram feitas mais de 500 mil transações de venda no Myrp Enterprise, com expectativa de superar esse volume nesse ano.
Os primeiros resultados da implementação pela Hering incluem redução de custos operacionais por loja graças à eliminação de programas licenciados e bancos de dados locais. A mobilidade do sistema também melhorou a utilização de espaços físicos das lojas e venda mais consultiva.
O sistema promete, aos vendedores, possiblidade de operá-lo em qualquer dispositivo —tablets, smartphones, máquinas de cartão ou terminais tradicionais.
Implantação e mais resultados
O processo de migração do sistema das lojas foi rápido, dizem as partes envolvidas. Cada loja foi migrada para a nova plataforma de forma remota, em duas horas, o que inclui também o treinamento dos vendedores, garantem. No primeiro dia de operação, as equipes estavam preparadas graças ao trabalho da equipe de customer success (CS) da Myrp, empresa responsável pela tecnologia.
Os usuários recebem treinamento periódico por meio de ‘master classes’, que prometem facilitar a adaptação de novos vendedores. Com soluções de observabilidade, a Myrp consegue identificar padrões de uso e antecipar necessidades de treinamentos e atendimentos. Outras das vantagens da solução em nuvem adotada pela Hering são as atualizações em tempo real nas lojas.
“(…) o novo sistema cloud permite que essas mudanças sejam feitas em questão de segundos, sem qualquer impacto nas operações das lojas. Isso é especialmente relevante em datas comerciais importantes, onde a agilidade na implementação de novas funcionalidades ou ajustes estratégicos pode fazer toda a diferença no desempenho de vendas”, diz Tibério César Valcanaia, diretor técnico da Myrp.
A solução também promete facilidades de compliance fiscal e segurança de dados. A solução mantém documentos eletrônicos armazenados em nuvem por até cinco anos, eliminando a necessidade de backup manual. Com a vindoura reforma tributária e a previsão de aumento na quantidade de notas técnicas emitidas pelo Fisco nos próximos anos, essa capacidade de conformidade automática e armazenamento seguro é uma facilidade.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!