Honeywell e Repsol assinam acordo para desenvolver combustíveis renováveis
A Honeywell e a multinacional petroquímica espanhola Repsol anunciaram na última semana uma colaboração na produção de biocombustíveis e materiais reciclados. As empresas dizem que vão trabalhar juntas para integrar processos produtivos às operações atuais da empresa de combustíveis.
Em comunicado, as companhias indicam que o objetivo é expandir e comercializar tecnologias da Honeywell que empregam resíduos como gorduras, óleos, graxas, biomassa e materiais sólidos para a produção de químicos e combustíveis renováveis em refinarias da Repsol. Também fabricar vários tipos de biocombustíveis, incluindo para aviação (SAF, na sigla em inglês) e diesel verde, tudo usando infraestrutura de refinaria já existente.
“Nossa parceria com a Repsol destaca o uso de tecnologias inovadoras para diminuir as emissões de CO2, produzindo biocombustíveis e materiais avançados e utilizando a infraestrutura existente das refinarias”, explica em comunicado Bryan Glover, Chief Growth Officer e CTO da Honeywell Energy and Sustainability Solutions.
Veja a cobertura completa: IT Forum Praia do Forte 2024
A companhia espanhola também está analisando a implantação da tecnologia UpCycle da Honeywell para converter plásticos descartados em insumos recicláveis para a criação de novos produtos. A tecnologia, diz a Honeywell, pode tratar diferentes tipos de plástico, incluindo embalagens coloridas, flexíveis, de várias camadas e poliestireno.
Usada em combinação com outras técnicas de reciclagem química e mecânica, e otimizações na coleta e separação de resíduos, a UpCycle tem potencial, segundo a sua dona, de “elevar para quase 90% a taxa de reciclagem de plásticos”.
“Os combustíveis renováveis e a reciclagem de plásticos são cruciais para o compromisso da Repsol em atingir emissões líquidas zero até 2050,” diz Berta Cabello, diretora de combustíveis renováveis da Repsol.
As duas empresas têm um histórico de cooperação, incluindo licenciamento e desenvolvimento de unidades petroquímicas, catalisadores, suporte técnico e resolução de problemas, digitalização e tecnologia.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!