Huawei: demanda pelo 5G é alta e operadoras já obtêm retorno

leis de antenas, 5G, antena, bndes, telebrasil

A demanda pelo 5G existe, está acelerada e as operadoras já percebem o retorno financeiro dos investimentos que fizeram na nova tecnologia. Essa é a opinião da fabricante chinesa de equipamentos Huawei, em posicionamento divulgado recentemente. Segundo a empresa, não será necessário esperar novas aplicações para justificar mais investimentos nas redes 5G.

Segundo Carlos Roseiro, diretor de soluções integradas da Huawei, a empresa fez um estudo interno com mais de 40 operadoras no mundo, e descobriu um “aumento de receita em mais de 80% delas”. De acordo com o executivo, o 5G está se monetizando com o aumento do tráfego de dados proporcionado pela tecnologia, levando operadoras a venderem pacotes maiores.

Leia ainda: UniSantaCruz, no Paraná, ganha laboratório de conectividade com rede 5G privativa

A declaração foi dada durante o Fórum das Operadoras Inovadoras, realizado recentemente pelos veículos Teletime e Mobile Time. Segundo o executivo, o investimento das operadoras na tecnologia 5G também contribui para levar conectividade para regiões remotas.

Cobertura de estradas

Outro tópico discutido no evento foi a cobertura da rede de telecomunicações no Brasil e a obrigação estabelecida pelo leilão do 5G de cobrir estradas e rodovias. Foi estabelecido o compromisso de cobrir 35 mil quilômetros das estradas brasileiras – o que, para Roseiro, traz desafios históricos como meio-ambiente e energia, entre outros.

Para o executivo, é necessário colaboração dos órgãos reguladores, principalmente porque o país está próximo de “uma revolução no mercado automobilístico”, se referindo à eletrificação da frota. Carros elétricos utilizam cerca de 15 GB por mês de dados, segundo o executivo.

Para carros autônomos, o consumo pode chegar a 40 GB.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!