IA já contribui com aumento da receita do setor de varejo, diz Nvidia

IA, varejo

Empresas do setor do varejo que adotaram a Inteligência Artificial (IA) estão tendo um retorno positivo, identificou a pesquisa anual realizada pela Nvidia, a “State of AI in Retail and CPG” (em português, O estado da IA no varejo e bens de consumo). Para 69% das entrevistadas, a IA contribuiu diretamente com um aumento da receita anual. Além disso, 72% dos varejistas que utilizam a IA experimentaram uma redução nos custos operacionais.

Entre as principais aplicações da IA observadas pelo estudo no setor estão recomendações personalizadas para clientes; Análises e insights de lojas; Prevenção de perdas e proteção de ativos; Experiências de realidade aumentada e Geração automatizada de conteúdo de marketing.

Leia mais:

Os varejistas revelaram que a IA foi usada para apoiar grandes desafios como a perda de mercadorias, um problema avaliado em US$112 bilhões para a indústria. Este caso de uso específico ganhou ainda mais destaque entre os executivos do alto escalão, com 54% classificando-o como uma de suas aplicações de IA prioritárias, destacando a importância de aprimorar estratégias de segurança e proteção de ativos.

Planos para a IA no futuro

Os varejistas têm planos ambiciosos para a adoção da IA e da IA Generativa no futuro. Entre os planos está transformar as experiências do cliente usando a IA generativa, assim como aprimorar a geração de marketing e conteúdo, expandir os investimentos em infraestrutura de IA e IA generativa, além de aumentar o uso de aplicativos móveis para convergir a experiência de compras digital e física.

Leia mais: Inteligência Artificial será grande tendência que exigirá foco dos CIOs em 2024

Entre os entrevistados, 64% aponta que os investimentos em infraestrutura de IA nos próximos 18 meses devem ser expandidos. Dentre estes, 34% planejavam aumentar os investimentos em mais de 15%, refletindo um forte compromisso com a IA. “Ao adotar tecnologias de IA e planejar estrategicamente sua implementação, os varejistas estão prontos para moldar o futuro da indústria de varejo e criar uma vantagem competitiva na era digital”, ressalta a Nvidia em seu estudo.

Entre os casos de uso de IA no varejo, a Nvidia destaca sua aplicação para recomendações personalizadas de produtos; publicidade adaptativa, promoções e precificação; etiquetagem e catalogação de produtos; identificação de produtos semelhantes e complementares, bem como implantação de avatares de marca para atendimento automático ao cliente.

Dos varejistas ouvidos, 86% expressaram o desejo de usá-la para aprimorar as experiências do cliente, reconhecendo que incorporar a IA nas práticas e soluções de negócios poderia revolucionar o envolvimento do cliente, otimizar estratégias de marketing e simplificar processos operacionais.

Entre os canais mais utilizados para compras, o o e-commerce foi o mais utilizado, com 79% dos varejistas participando ativamente. Aplicativos móveis também ganharam destaque, com mais da metade dos varejistas os utilizando para conectar a lacuna entre experiências de compras digitais e físicas.

O estudo observa ainda que, apesar do aumento nas compras digitais, 30% dos entrevistados afirmaram que as lojas físicas têm a maior oportunidade de crescimento de receita e permanecem o canal com mais casos de uso de IA para os varejistas. Dada a ênfase em lojas inteligentes e seu papel central na experiência omnicanal, casos de uso como análises de lojas e prevenção de perdas continuarão sendo investimentos críticos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!