IA no trabalho libera quase 4 horas por dia de trabalhadores, diz estudo

agentes, IA generativa, gastos, Inteligência Artificial, casos de uso de IA, IA generativa, deloitte, genAI

O uso de inteligência artificial no trabalho pode fazer uma pessoa economizar até 24 dias úteis em um ano, ou aproximadamente 3 horas e 47 minutos em uma semana típica de trabalho em uma jornada de oito horas diárias. É o que revelou um estudo global recente da Freshworks, fabricante de softwares empresariais.

O estudo revela que as principais tarefas desempenhadas pelos profissionais com auxílio de IA atualmente são criação de conteúdo (48%), análise de dados (45%) e análise ou tradução de texto e áudio (45%).

O relatório foi produzido baseado na rotina de trabalho de mais de 7 mil profissionais de 12 países, sendo 1.500 do Brasil, México e Colômbia. Eles são de diferentes setores corporativos.

Veja ainda: CIOs revelam impacto do apagão cibernético da Crowdstrike e Microsoft no Brasil

Segundo os dados obtidos, 89% dos profissionais de TI usam IA ao menos uma vez por mês. Marketing aparece em segundo lugar, com 86% dos profissionais utilizando ao menos uma vez por mês.

O uso da IA em outros departamentos é menor: Jurídico (53%), Atendimento ao Cliente (64%), Contabilidade (74%), Vendas (74%) e RH (77%) aparecem em seguida. Considerando todos os departamentos, três a cada quatro profissionais (76%) já utilizam IA no trabalho.

Oportunidades

Mais de um terço dos trabalhadores (37%) afirmam que as organizações adotam softwares de IA devido ao medo de perder o próximo grande sucesso ou para evitar perder inovações que os concorrentes poderiam obter com a IA antes deles. Além disso, 47% dos profissionais de TI afirmam que os outros trabalhadores de suas organizações utilizam IA no dia a dia do trabalho, mas ainda não percebem que estão usando.

O estudo também descobriu que 72% dos trabalhadores mundiais confiam que a IA traz valor para os negócios. Profissionais de TI (84%) e marketing (80%) são os que mais confiam no lado positivo da tecnologia.

As principais razões são: qualidade do trabalho (59%), aumento de produtividade (57%) e precisão dos comandos (49%).

Por outro lado, mais de dois terços dos profissionais (69%) confiaria mais na IA no local de trabalho se a revisão humana fosse obrigatória. A mesma quantidade de trabalhadores (69%) acredita que a IA nunca será capaz de substituir completamente trabalhadores humanos.

O relatório completo pode ser lido nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!