Unidade de software da IBM exige retorno global aos escritórios
Os funcionários da divisão de software da IBM tornaram-se os mais recentes trabalhadores de tecnologia a enfrentar retorno obrigatório aos escritórios, com a exigência que estejam no escritório por no mínimo três dias por semana, a partir desta segunda-feira (11).
Ao contrário de outras exigências de retorno ao escritório que foram implementados pela Amazon, Google, Meta, e Zoom nos últimos meses, o requisito da IBM afetará funcionários em todo o mundo, em vez de apenas trabalhadores baseados nos Estados Unidos.
“A partir da próxima semana, todos os funcionários de software da IBM serão obrigados a passar pelo menos três dias no escritório a cada semana. A decisão sobre quais dias ficará a cargo dos gerentes e equipes de projetos individuais”, informou um artigo no blog interno da empresa escrito por Kareem Yusuf, vice-presidente sênior de Gerenciamento de Produtos da IBM Software, e Dinesh Nirmal, vice-presidente sênior de Produtos. A postagem no blog foi publicada em 05 de setembro, com seu conteúdo reportado pela primeira vez pelo The Register.
Leia mais: O trabalho híbrido está entrando na ‘fase de desilusão’
De acordo com a postagem no blog, a exigência inicialmente se aplicará apenas a funcionários que moram a até 80 quilômetros de um escritório da IBM, sendo que aqueles que moram mais longe estão “isentos neste momento”.
A IBM ainda não respondeu às perguntas sobre quando os funcionários que moram a mais de 80 quilômetros serão obrigados a retornar ao escritório, se outras divisões da IBM também implementarão mandatos semelhantes e se o não cumprimento dos novos requisitos de presença resultará em ações disciplinares ou demissão, como outras empresas declararam que farão.
“É vital para nossa cultura e nossos objetivos compartilhados – triplicar a produção de desenvolvimento, construir produtos vencedores e conquistar novos clientes – que passemos mais tempo significativo juntos, pessoalmente”, teria afirmado o blog, observando que, atualmente, um em cada quatro funcionários da IBM Software está trabalhando no escritório três dias por semana, uma porcentagem que a divisão pretende aumentar para três em cada quatro até outubro.
A IBM planeja substituir empregos por IA
Em maio, o CEO da IBM, Arvind Krishna, concedeu uma entrevista à Bloomberg na qual afirmou que a empresa planeja usar a IA para substituir quase 8.000 empregos, acrescentando que a empresa também estava buscando reduzir contratações para funções que poderiam ser substituídas por IA.
Veja mais: As ordens de retorno ao escritório estão matando a produtividade?
Estimou-se que isso equivaleria a cerca de 26.000 cargos, que incluem funções que não envolvem atendimento ao cliente e funções de escritório, como Recursos Humanos, disse Krishna, acrescentando que cerca de 30% dessas funções, ou aproximadamente 7.800 empregos, poderiam ser substituídos por IA ou automação nos próximos cinco anos.
Os comentários de Krishna sobre a substituição de humanos pela IA ocorrem apenas meses após a empresa anunciar que cortaria 3.900 empregos, o que representa 1,5% de sua força de trabalho.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!