Semana da Informática: 4 personalidades que fizeram história na TI

dia da informática, história, personalidades

Inteligência artificial, machine learning, supercomputadores, computação em nuvem – a tecnologia que vemos hoje necessitou de tempo e brilhantismo. Para chegar até aqui, mulheres e homens craques da matemática e computação se empenharam em transformar a forma de interação humano versus máquina.

Para celebrá-los e marcar a semana do Dia da Informática, confira abaixo jornadas de 4 grandes nomes do mundo da tecnologia e da informática.

Ada Lovelace

Matemática e escritora inglesa, Augusta Ada Byron King, Condessa de Lovelace, é considerada a primeira programadora da história.

Filha do famoso poeta Lord Byron – escritor de uma das versões de Don Juan -, Ada foi responsável por uma revolução no campo das ciências exatas, no século 19. Na juventude, seus talentos matemáticos a levaram a uma relação de trabalho e amizade com o matemático britânico Charles Baddage e, em particular, aos estudos sobre a Máquina Analítica.

Entre 1842 e 1843, ela traduziu um artigo sobre a máquina escrito pelo engenheiro italiano, Luigi Federico Menabrea, e complementou com um conjunto de sua própria autoria, o qual chamou de Anotações.

Com essas notas, ela desenvolveu uma visão sobre a capacidade dos computadores de irem além do mero cálculo ou processamento de números, enquanto outros, incluindo o próprio Babbage, focavam apenas nessas capacidades.

Em 1953, mais de cem anos depois de sua morte, as notas de Lovelace sobre a máquina analítica de Babbage foram republicadas. A máquina foi então reconhecida como primeiro modelo de computador e suas notas como primeira descrição de um computador e um software.

Gordon Moore

Falecido em março deste ano, Gordon Earle Moore foi cofundador da Intel e promulgador da famosa Lei de Moore.

Nascido em São Francisco, Califórnia, Moore se formou em química em 1950 pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. No mesmo ano ingressou no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), onde se especializou em física e obteve PhD em química. Concluiu o pós-doutorado em física aplicada no laboratório da Universidade Johns Hopkins, em 1956.

Foi um dos primeiros funcionários da Fairchild Semiconductor, uma das pioneiras americanas na fabricação de semicondutores. Foi lá que, em 1965, promulgou a notória ‘Lei de Moore’, quando era diretor de pesquisa e desenvolvimento.

Alguns anos mais tarde, em julho de 1968, ele e Robert Noyce se uniram para fundar a NM Electronics, depois rebatizada de Intel Corporation. Na empresa, Moore foi vice-presidente executivo entre 1975 e 1979, quando então se se tornou presidente e CEO. Em 1987 deixou a cadeira de CEO e reteve apenas o cargo de “chairman”, tendo sido o mais longevo dos que passaram pela companhia, ficando até 1997 e se aposentando apenas em 2006.

Durante seu período de liderança, a Intel cresceu e alcançou o posto de principal fabricante de microprocessadores do mundo, tendo sido em parte responsável pela popularização dos computadores pessoais (PCs).

Pelo trabalho na Intel, Moore é reconhecido como um dos “fundadores do Vale do Silício”. Em abril de 2022, a empresa renomeou um dos campus em Hillsboro, Oregon, para homenageá-lo. O campus passou a se chamar “Parque Gordon Moore”, e um de seus edifícios “The Moore Center”.

Dorothy Vaughan

Dorothy Johnson Vaughan, foi uma matemática estadunidense, que trabalhou na agência espacial norte-americana antecessora da NASA, a NACA. Em 1949, período em que o racismo era explícito no país, ela foi a primeira mulher negra a ser promovida chefe do departamento West Area Computers na instituição.

Nascida em Kansas, Missouri, em 1929 ingressou na Universidade Wilberforce, em Ohio. Durante a Segunda Guerra Mundial, que aconteceu entre 1939 e 1945, formou-se em matemática no Langley Research Center, especializando-se em rotas de voo e na linguagem de programação Fortran, que a possibilitou de participar de diversos projetos da Era Espacial, período de exploração espacial.

Dorothy se aposentou da NASA em 1971 e faleceu em 10 de novembro de 2008.

Em 2016, a história de Dorothy é retratada no filme “Estrelas Além do Tempo”, no qual é interpretada pela ganhadora do Oscar, a atriz Octavia Spencer. O filme é baseado no livro de mesmo nome, da escritora Margot Lee Shetterly.

Margaret Hamilton

Margaret Heafield Hamilton é uma cientista da computação, engenheira de software e empresária estadunidense.

Em 1958, formou-se em Matemática pelo Earlham College no estado de Indiana, Estados Unidos, e fez pós-graduação em Meteorologia no MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

No Instituto, foi diretora da Divisão de Software no Laboratório de Instrumentação, a qual desenvolveu o programa de voo usado no projeto Apollo 11, da NASA: a primeira missão tripulada à Lua. O software de Hamilton impediu que o pouso na Lua fosse abortado por um erro técnico.

Além do projeto Apollo, a cientista também coordenou a programação de software do Skylab, primeira estação espacial norte-americana. Já trabalhou no Projeto SAGE no MIT, onde foi uma das primeiras programadoras a criar software para computadores de interceptação. Também escreveu software para os Laboratórios de Pesquisa da Força Aérea em Cambridge.

Com mais de 130 artigos publicados, 60 projetos e seis programas importantes nos quais esteve envolvida, Margaret foi premiada em 2016 com a Medalha Presidencial da Liberdade, por Barack Obama.

*Esta é uma das reportagens da série Especial Dia da Informática 2023, celebrado em 15 de agosto. Confira aqui o especial completo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!