Instituto Butantan aprimora processos com megaprojeto SAP

Cláudia Anania, diretora de TI do Instituto Butantan,

Ao longo de seus 33 anos de carreira na tecnologia, Cláudia Anania, diretora de TI do Instituto Butantan, sempre foi movida a desafios e apaixonada pelo que a TI pode proporcionar, principalmente na solução de problemas de negócios.  

Seu mais recente desafio foi a liderança do ButanSAP, maior projeto de implementação de S/4Hana greenfield do Brasil e vencedor do prêmio Executivo de TI do Ano 2023, na categoria ‘Indústria Farmacêutica’ 

Leia também: Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

De acordo com a executiva, a maior dificuldade do projeto de atualização do ERP do Butantan foi concluir todas as mudanças em 12 meses. Após o período, as ferramentas entraram em operação com 96% de alinhamento aos processos de negócios do Instituto, mas o caminho para o sucesso não foi fácil. 

“Ao mesmo tempo em que foi uma gestão árdua e exaustiva, com reuniões diárias de acompanhamento do projeto, havia muitos processos sendo implementados em ferramentas desconhecidas pela organização. O projeto envolveu muita vontade de todos para fazer dar certo”, ressalta a diretora de TI.  

Para manter o time motivado, foi criada uma equipe de gestão de mudanças organizacionais. Nela, profissionais do RH da empresa sempre apoiavam e orientavam aqueles que estavam sendo vencidos pelo cansaço e pelas dificuldades. Foi preciso manter a equipe ciente de que ou tudo mundo vencia, ou tudo mundo fracassava. 

Os profissionais envolvidos no projeto tiveram um grande aprendizado em pouco tempo, e como ajudaram a definir os novos processos de negócio, passaram a ser pessoas chave na organização. 

Mais segurança e agilidade  

O projeto ButanSAP nasceu em 2021, quando Cláudia, em sua missão de reestruturar a área de TI do Butantan no intuito de torná-lo o maior produtor de vacinas do mundo, viu a necessidade de avaliar a robustez dos sistemas da companhia.  

Na época, existia um projeto em andamento de atualização do ERP implementado em 2013. A diretora decidiu fazer um estudo de aderência do software escolhido e os resultados mostraram que ele não estava em linha com os processos do Butantan, principalmente no atendimento de normas regulatórias. 

Com a descoberta, interrompeu-se a atualização do ERP e o SAP S/4Hana foi eleito, além das seguintes ferramentas: SAP SuccessFactors (Recursos Humanos), SAP Solution Manager (administração e documentação das soluções), SAP Enable Now (elaboração de treinamentos), SAP Qualtrics (realização de pesquisas), Guepardo (obrigações estaduais e municipais) e WorkForce (ponto eletrônico via mobile).  

O projeto foi dividido em duas ondas, com o início da primeira de implementação em maio de 2022, sendo concluída 12 meses depois. Em setembro de 2023, começou a segunda etapa relacionada às melhorias no uso do sistema e novas implementações, como o SAP Ariba para gestão dos processos de compras, e o Fieldglass para gestão de fornecedores terceiros. 

“Além de modernizar os processos internos do Butantan e melhorar a rotina de trabalho dos colaboradores, os sistemas implementados também trouxeram mais segurança para as transações e eliminaram o uso de boa parte dos documentos físicos”, afirma a executiva.

Outros benefícios citados foram: maior integração entre as áreas, agilidade nos processos, bem como a extração de informações relevantes para a tomada de decisão em todas as áreas de negócios. 

Para Cláudia, o prêmio é o reconhecimento de um trabalho muito bem executado por sua equipe e demais áreas envolvidas – quase 300 pessoas participaram do projeto, direta e indiretamente. “Amo o que faço e esse prêmio me dá muito orgulho por tudo o que construímos até agora e o que ainda vamos construir”, finaliza. 

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!