Inteligência Artificial: tecnologia revoluciona setor automotivo e mobilidade urbana

GM leva inteligência artificial para carros com Watson

A Inteligência Artificial está desempenhando um papel crucial na transformação de inúmeros negócios, e no ramo automotivo e de mobilidade não é diferente. Com avanços em algoritmos de aprendizado de máquina e armazenamento de dados, por exemplo, há uma variedade de opções para automatizar processos, aprimorar segurança e impulsionar inovação.

Segundo o 8º Relatório anual do estado da produção inteligente: 31% dos fabricantes automotivos pretendem investir ou já investiram em tecnologias de IA e aprendizado de máquina, documentou a edição especial para o setor automotivo, produzido pela Rockwell Automation, que entrevistou 197 líderes de fabricantes automotivos, fornecedores automotivos e fabricantes de veículos elétricos em 13 países. Entre os principais fatores para a transformação digital estão a necessidade de reduzir custos de produção e melhora da qualidade.

De fato, o recurso da IA oferece uma série de benefícios para o setor automotivo e de mobilidade urbana, principalmente quando falamos em gestão de negócios. Por meio da Inteligência Artificial, cada variável pode ser minuciosamente analisada e seu impacto explicado de forma clara e precisa. Com esse conhecimento em mãos, o gestor está capacitado a tomar decisões estratégicas embasadas em dados, podendo aplicar isso ao controle de frota, na manutenção preditiva de veículos, na segurança viária ou no controle de veículos autônomos.

Inteligência artificial no setor automotivo

Hoje, por meio da tecnologia é possível prever falhas mecânicas e problemas de manutenção de uma frota de veículos que, com base em análise de dados de sensores, captam as informações em tempo real. O que permite que empresas proprietárias de vans de transporte, ônibus de viagem, aluguel de carros, entre outras, identifiquem problemas com os veículos antes que ocorram ou se tornem mais complexos, reduzindo o tempo de inatividade e os altos custos associados à manutenção.

Outro ponto importante é o aumento da segurança em vias públicas, pois a inteligência artificial pode ser usada para prever e evitar acidentes em ruas e avenidas de grande movimento. Os sistemas detectam comportamentos de direção perigosos, como distrações e sonolência ao volante e emite um alerta ao motorista. Além disso, há programas de assistência à condução como de frenagem automática de emergência.

A mobilidade urbana também ganha com o planejamento de rotas mais eficientes com o uso de IA. Os algoritmos conseguem analisar dados de tráfego, incluindo informações de GPS, câmeras de trânsito e assim prever padrões. Em grandes metrópoles como São Paulo, Nova York ou Londres, o departamento de controle de trânsito local pode organizar o fluxo de carros e ônibus e sugerir rotas alternativas para descongestionar vias lotadas. Aliás, a capital do Reino Unido é considerada a cidade mais inteligente do mundo pelo ranking da IESE Business School, que avalia as cidades que são referência em digitalização e mobilidade.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!