3 benefícios da inteligência artificial na criação de produtos digitais

IA produtos digitais

O crescente interesse em Inteligência Artificial no mundo corporativo tem feito com quem muitos segmentos acelerem sua aplicação em produtos digitais. Segundo o relatório “Artificial Intelligence – In-depth Market Insights & Data Analysis”, publicado pela Statista em abril, a receita do mercado de software de inteligência artificial deve crescer 35% ao ano até 2025, quando deverá atingir o valor de US$ 126 bilhões.

O diretor de Digital Workplace Technology da Invillia, Saulo Esteves, lembra que não são somente os usuários finais que sentirão os impactos dessa onda de inovação, as equipes que projetam e constroem essas plataformas também se beneficiam, ao mesmo tempo que são pressionadas.

“É uma ferramenta com alto grau de acuidade, precisão e entendimento de contexto. Assim que o mercado como um todo entender seu real potencial, ela deverá mudar completamente a indústria de software que conhecemos hoje em um horizonte de dois ou três anos”, destaca o executivo.

Na lista abaixo, Esteves indica três benefícios corporativos trazidos pela IA que podem alavancar o trabalho de desenvolvedores e, consequentemente, contribuir para o sucesso dos negócios.

Dúvidas técnicas resolvidas em instantes

A inteligência artificial pode atuar como uma espécie de auxiliar, sendo uma ferramenta que facilita o acesso às novidades e atualizações para os times de tecnologia. “Dúvidas técnicas ou sobre algum código em específico, por exemplo, que atualmente demoram alguns dias para serem sanadas através de pesquisa ou ajuda de outros desenvolvedores em fóruns técnicos, podem ser resolvidas em alguns instantes com a IA”, afirma Esteves.

Poupe tempo e ganhe em produtividade com inteligência artificial

Para Esteves, as maiores revoluções que a IA vai trazer para as empresas serão tempo e produtividade na criação de produtos digitais. “Soluções que levariam anos para serem desenvolvidas – contando o período de planejamento, execução, testes e lançamento – poderão ter esse tempo reduzido. Tudo isso com ainda mais precisão”, afirma.

Em relação à produtividade, a IA vai permitir que a indústria de software possa fazer testes mais precisos e criar cenários de uso mais realistas. Com isso, prever ganhos, falhas de cada projeto e acelerar a escalabilidade. “Há facilidade, por exemplo, para as ferramentas de pair programming [que envolve a criação e análise de códigos]. Nelas, é possível aplicar a IA como um recurso para ajudar no processo de programação”, explica.

Segundo ele, isso vai impactar diretamente os custos. Projetos mais curtos não demandam um longo período de investimento. Além disso, ele explica que, não havendo mais a necessidade de “prender” times por tanto tempo em um só projeto, abre espaço para novas iniciativas serem trabalhadas. “Isso representa um maior fluxo de caixa para as empresas.”

Personalização

Além de benefícios para os profissionais da indústria de software, Esteves comenta as vantagens para o consumidor final, principalmente, no quesito de personalização e experiência do usuário. “São muitas as utilidades da ferramenta de ponta a ponta na indústria. Pode melhorar a criação de software, a geração de conteúdo de vendas e marketing e, também, ajudar para que o produto se adapte de acordo com cada perfil de usuário”, diz.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!