JumpCorp e PUC-Campinas anunciam laboratório de IoT e IA

A-IoT Lab Brasil, JumpCorp

A JumpCorp, empresa brasileira de tecnologia AIoT, e o Mescla, hub de inovação tecnológica da PUC-Campinas, anunciaram essa semana a criação conjunta do A-IoT Lab Brasil. A estrutura busca impulsionar o desenvolvimento de tecnologias de internet das coisas (IoT) e inteligência artificial (IA), gerar soluções de comunicação entre dispositivos e capacitar profissionais.

O laboratório também será apoiado por algumas empresas: American Tower, Constanta, Everynet, Khomp, Nokia, Qualcomm, Semtech e TIP Telecom, além da AWS Academy e da ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas). O Lab dispõe de infraestrutura e agenda conjunta que prevê trilhas de capacitação e projetos de pesquisa e desenvolvimento a partir de demandas reais.

Leia também: Startup israelense BioCatch fecha 2023 com recorde de vendas

O novo laboratório funcionará no Campus I da PUC-Campinas. Prevê a capacitação de profissionais para a criação de tecnologias em IoT e IA. A cerimônia de inauguração ocorreu na segunda-feira (19).

Segundo Diane Teo de Moraes, gerente do Mescla, a proposta é ter uma rede ativa compartilhando informações sobre o mercado e desafios, além de atuar em capacitação com conteúdo técnico e vivência na área com projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções. “Reunimos grandes players do segmento para integrar ao ambiente de inovação e tecnologia da PUC-Campinas, equipamentos e sistemas para testes, aprimorando ainda mais nossa estrutura de acesso a redes IoT”, diz.

O reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior, disse que o A-IoT Lab Brasil tem como objetivo reforçar a ligação entre universidade, iniciativa privada e órgãos governamentais. “Uma instituição de ensino não pode se ‘encastelar’, é preciso se associar a parceiros de fora para buscar soluções inovadoras e que auxiliem na criação de uma sociedade mais justa”, disse.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!