Latam conclui migração de data centers para o Google Cloud

Latam

A Latam concluiu o processo de migração de seus quatro data centers no Brasil e no Chile. O projeto que teve início em 2021 foi conduzido com parceria do Google Cloud.

Agora, toda a infraestrutura do grupo passa a se apoiar em uma arquitetura 100% na nuvem, com 95% dela dedicada ao Google Cloud.

Juliana Rios, CIO da Latam Airlines Group, destaca que a migração busca ganho de agilidade e inovação para a companhia, podendo acelerar e escalar os projetos de transformação digital.

“Este processo foi fundamental para os objetivos de modernização e transformação digital da LATAM. O fato de estarmos operando 100% em ambiente de nuvem nos permite oferecer uma melhor resposta aos desafios atuais da companhia, além de nos tornar mais competitivos e eficientes para os nossos clientes”, explica a CIO.

Leia também: Acer quer 30% de plástico reciclado nos principais produtos até 2025

Os times da Latam atuaram em conjunto com o Google Cloud para o projeto de migração. Segundo as empresas, toda a migração foi conduzida sem interromper as operações do grupo.

Deixar para trás o legado da infraestrutura física de TI também contribuiu com as metas de ESG da companhia, tendo em vista que a Latam deixou de emitir 3,4 mil toneladas de dióxido de carbono com os seus data centers. O Google utiliza energia renovável para suas operações.

A Latam também buscou reduzir o impacto de desativação de seus data centers. A companhia contratou as empresas Recycler e Recycla para a segmentação dos elementos descartados nos data centers do Brasil e do Chile, respectivamente. No total, mais de 80 toneladas de materiais foram classificados para reciclagem.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!