Leega Academy lança programa de capacitação em dados

Eduardo Silva, sócio da Leega responsável pelo Leega Academy (Imagem: Divulgação/Julio Vilela)

A Leega, empresa brasileira de consultoria e outsourcing especializada em dados e analytics, anunciou nesta terça-feira (05) uma nova iniciativa para apoiar a geração de talentos em tecnologia no país. A ação é uma expansão da Leega Academy, braço de ensino da companhia que agora estará disponível para o público geral.

Anteriormente, os programas da Leega Academy estavam disponíveis apenas para organizações que desejavam treinar colaboradores em habilidade de dados e analytics. Com a nova modalidade, qualquer um disposto a se especializar nestas habilidades de TI poderá se inscrever nos cursos oferecidos.

Os cursos da Leega Academy terão o formato de ensino à distância (EAD) e serão assíncronos, o que possibilita que estudantes absorvam o conteúdo no seu próprio ritmo. O programa foi projetado para acomodar tanto profissionais que buscam expandir suas capacidades nos temas de dados e analytics quanto para aqueles que estão começando no mundo de TI, buscando uma transição de carreira.

Leia também: 3 dicas para desenvolvedores adotarem IA no trabalho

No lançamento da iniciativa, serão quatro módulos disponíveis: “Fundamentos”, com cinco aulas; “Engenharia e Arquitetura de Dados”, com sete aulas; “Coleta, Transformação e Dados”, com nove aulas e “Visualização e Storytelling de Dados”, com sete aulas. Duas trilhas de aprendizado também estarão disponíveis: “Analista de Dados” e “Engenharia de Dados”.

Segundo Eduardo Silva, sócio da Leega responsável pelo Leega Academy, os primeiros cursos atendem a uma demanda de mercado identificada pela companhia, com uma preocupação cada vez maior de empresas por profissionais “alfabetizados em dados”. “As empresas enxergam que é difícil trabalhar o real valor dos dados se você não tiver uma cultura sobre dados. Essa é uma frente que a gente enxerga que pode atender e apoiar empresas”, disse em conversa com o IT Forum.

Veja mais: 4 cursos para quem quer estudar tecnologia

No futuro, a ideia é desenvolver outros treinamentos. De acordo com o líder da iniciativa, alguns módulos já estão prontos para o tema de ciência de dados, e devem ser os próximos disponibilizados na plataforma EAD da Leega Academy. Os valores variam de acordo com os conteúdos selecionados. Ao completar os módulos do curso, os alunos receberão certificados de conclusão, validando suas habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo do programa.

Silva enxerga a iniciativa como uma nova alternativa para aqueles que buscam se juntar ao mercado de trabalho aquecido de tecnologia no Brasil. Apesar das ondas de layoffs que afligiram trabalhadores do setor ao longo do último ano, até 2025 o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais no mercado de tecnologia da informação, revela um estudo conjunto do Google e da Abstartups. O braço de educação da Leega também é um importante foco de novos negócios para a empresa.

“A gente sabe que a capacitação e formação de profissionais é uma demanda muito grande. Estamos fazendo uma aposta muito grande nesse novo braço da Leega, mas a gente enxerga que será uma braço com uma importância bem grande dentro do negócio da empresa”, disse o sócio da Leega.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!