Leega e JC Advisor firmam acordo em processos de segurança de dados

setores de TI, Leega

A Leega, consultoria e outsourcing, e a JC Advisor, especialista em serviços de cibersegurança e proteção de dados, anunciaram recentemente um acordo comercial. O objetivo das empresas é combinar competências para fazer ofertas conjuntas de consultoria tecnológica com segurança de dados, prometendo “acesso às melhores soluções corporativas” contra ataques cibernéticos.

O compromisso declarado das duas empresas é equipar clientes com ferramentas e conhecimento necessários para fazer a segurança de dados.

“As ameaças à segurança de dados sensíveis ou sigilosos estão em constante evolução e muitas companhias enfrentam desafios significativos para combaterem e se manterem à frente das ameaças cibernéticas”, explica Paulo Amorim, diretor de Backoffice da Leega. “A adoção de padrões reconhecidos internacionalmente e as melhores práticas para segurança em nuvem são fundamentais para garantir a segurança dos dados dos nossos clientes e parceiros.”

Leia também: Think IT cresce com foco em cibersegurança, dados e gestão de infraestrutura híbrida

Segundo Amorim, a segurança dos dados é preocupação crítica para as empresas porque há, dentro delas, baixa conscientização em relação à segurança cibernética. Além disso, os ciberataques são capazes de paralisar totalmente um negócio, além dos riscos de vazamento de dados.

“Obter um planejamento estratégico de segurança e cibersegurança é crucial. É preciso saber identificar onde os dados estão para classificá-los, priorizando a proteção dos dados mais confidenciais, e esse é mais um diferencial dessa iniciativa entre Leega e JC Advisor”, diz Amorim.

Conformidade e governança

Outro ponto destacado pelas empresas na parceria é a conformidade com as regulamentações atuais, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A lei pode trazer impactos financeiros às empresas atacadas e exige práticas de segurança de dados mais efetivas.

“A LGPD e outras legislações similares obrigam as empresas a adotarem boas práticas e técnicas de segurança, responsabilizando o controlador pelos parceiros do ecossistema. Por isso, não estar em conformidade pode, inclusive, prejudicar diversas oportunidades de negócios”, diz Marcos Julião, COO da JC Advisor.

A parceria também busca solucionar um dos grandes desafios que as organizações enfrentam: a escassez de mão de obra qualificada em segurança de dados. Isso torna, segundo os executivos, ainda mais custoso e difícil garantir os ciclos de monitoramento e melhoria contínua.

“Historicamente, o elo mais fraco da segurança são as pessoas. Diversas abordagens, como palestras, workshops e testes de phishing, ajudam a empoderar os funcionários na proteção dos dados, reduzindo o potencial de perdas e exposição à riscos cibernéticos”, diz Julião.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!