Líderes de TI desejam IA, mas acelerar o desenvolvimento gera receios, diz pesquisa

ia generativa

Uma nova pesquisa da AMD descobriu que os líderes de TI estão otimistas sobre os potenciais benefícios da inteligência artificial, mas estão preocupados que suas organizações não estejam preparadas para implementar a tecnologia, cujo desenvolvimento acelerou com os avanços rápidos da IA generativa.

A pesquisa inclui respostas de 2.500 líderes de TI nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Japão, e buscou compreender melhor o impacto que a IA está tendo no ambiente de trabalho.

“No último semestre sozinho, houve um avanço marcante na tecnologia de IA. A ampla disponibilidade de novas e avançadas ferramentas de IA generativa lançou a tecnologia no mainstream, levando muitas organizações a considerarem onde a IA se encaixa em seus roteiros de transformação digital existentes e introduzindo uma variedade de novas preocupações”, segundo o relatório.

Leia também: Como construir confiança dos funcionários à medida que a IA ganha terreno

Mais de dois terços dos líderes de TI entrevistados estão agora acumulando orçamentos para a implementação de projetos de IA, sendo os benefícios mais frequentemente citados capacidades de detecção automatizada de cibersegurança (70%), melhoria na eficiência dos modelos de trabalho (68%) e aumento geral na produtividade dos funcionários (67%), informou o relatório.

Além disso, a maioria dos entrevistados expressou otimismo sobre a capacidade da IA de melhorar seu trabalho diário, com 78% acreditando que a IA lhes permitirá realizar mais tarefas e 70% afirmando que ela melhorará seu equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

IA desafia prontidão das empresas para lidar com ela

No entanto, a pesquisa também mostrou que os líderes de TI acreditam que o desenvolvimento da IA está superando a preparação organizacional, levando-os a expressar preocupações sobre seu roteiro de implementação e prontidão geral.

Embora 97% dos líderes de TI entrevistados afirmassem estar familiarizados com a IA, 52% dos entrevistados disseram que não haviam experimentado as mais recentes aplicações de processamento de linguagem natural, enquanto 47% e 36% disseram o mesmo para sistemas de reconhecimento facial e software de automação de processos, respectivamente.

Quarenta e seis por cento dos entrevistados disseram que sua organização não está pronta para implementar a IA, com apenas 19% afirmando que sua empresa priorizará a IA no próximo ano. Quarenta e quatro por cento dos líderes de TI entrevistados disseram que a IA se tornaria uma prioridade para sua organização entre um e cinco anos.

Veja mais: O que é a IA generativa?

Sem surpresa, os líderes que afirmaram que sua organização daria prioridade à implementação de IA neste ano foram os mais otimistas sobre os benefícios potenciais da IA, com 75% deles expressando uma visão positiva, acreditando que não investir seria um risco, pois poderia fazer com que sua organização ficasse para trás em relação aos concorrentes da indústria.

“Há um benefício em ser um dos primeiros adotantes da IA”, disse Matthew Unangst, diretor Sênior de Cliente Comercial e Estação de Trabalho da AMD, em comentários publicados junto à pesquisa. “Os líderes de TI estão vendo os benefícios das soluções habilitadas para IA, mas suas empresas precisam delinear um plano mais focado para a implementação ou correrão o risco de ficar para trás”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!