Linkana lança cadastro positivo para ranquear fornecedores 

CEO, Linkana, Leo Cavalcanti

A startup brasileira Linkana, que oferece uma plataforma de dados de fornecedores, anunciou o lançamento da solução Perfil Unificado de Fornecedores (PUF). Segundo a empresa, a lista busca facilitar a relação entre fornecedores e empresas contratantes ao oferecer um formato padronizado e uma pontuação universal para analisar fornecedores.

Com a nova oferta, a Linkana espera construir uma base única para a busca de informações de cadastro, risco e dados comerciais de qualquer negócio do Brasil, atendendo as necessidades das maiores corporações do país.

“É como se fosse um Serasa, que otimiza a tomada de decisões no sistema bancário e financeiro como um todo”, explica o CEO da Linkana, Leo Cavalcanti. “O PUF foi desenvolvido para atender uma alta demanda por informações na relação de fornecimento.”

Segundo o executivo, o princípio é o mesmo do Open Finance, que determina o compartilhamento de dados entre empresas do setor financeiro e consumidores. “A Linkana está se tornando uma fonte responsável por unificar as informações dos fornecedores brasileiros”, alega.

Leia também: Startup de transporte aéreo Revo chega a SP de olho em público de alta renda

O PUF disponibiliza, além das informações públicas, uma série de dados já entregues em outros processos e arquivados na plataforma, que podem ser consultados por qualquer empresa, de acordo com o aceite de seus proprietários. “Estamos devolvendo o controle aos próprios fornecedores e, ao mesmo tempo, entregando informações na velocidade e qualidade que as organizações de Procurement exigem”, afirma o CEO.

O executivo destaca que o lançamento vem suprir uma demanda observada pela empresa. “Atualmente, as empresas utilizam desde buscas no Google até indicações de terceiros para achar seus fornecedores. Um Perfil Universal do Fornecedor vem justamente para facilitar esse processo, uma vez que as companhias poderão apenas informar o que procuram e escolher na base de dados aqueles que se encaixam”, complementa Cavalcanti.

Recentemente, a Linkana lançou o ESG Rating, pontuação que identifica empresas sob os pilares Risco, Exposição e Avaliação, além de produzir relatórios focados em fatores ambientais, sociais e de governança, de acordo com as melhores práticas de mercado.

Integrado ao PUF, diz a empresa, o recurso tem potencial para fazer uma análise mais profunda de riscos socioambientais e de governança. A startup também vem desenvolvendo o Financial Rating, que avalia a saúde financeira de um fornecedor a partir de informações relativas ao seu CNPJ que, em breve, deve complementar o PUF.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!