Localiza&Co poupa mais de R$ 10 milhões com transformação digital

Localiza&Co

A diretoria Jurídica da Localiza&Co tem se beneficiado com a transformação digital da companhia. Em parceria com o time de tecnologia, a área digitalizou processos, ganhando mais eficiência e se aproximando do negócio.

Parte desse movimento é uma parceria firmada com a netLex, startup que desenvolveu uma ferramenta para gestão ágil e assertiva de contratos. Com a ferramenta, o colaborador que deseja elaborar um contrato ou procuração fornece, diretamente na plataforma, dados necessários para a elaboração do documento, passando, quando necessário, por fluxos de aprovação, conforme previamente estabelecidos pelo time Jurídico. Segundo a Localiza, esse procedimento gera mais autonomia e celeridade para a área de negócios. Assim, um processo que duraria 5 dias úteis passou a ser realizado em 2 minutos, sem perda de segurança jurídica.

Leia mais: IT Forum Salvador: a evolução da liderança de TI na era da transformação digital

Esse movimento contribuiu para uma mudança em relação à percepção da diretoria e dos clientes internos sobre o Jurídico, que agora é visto como uma área mais moderna, digital, atualizada e rápida, que entende melhor as necessidades do negócio. “Esse tipo de implementação só faz sentido para empresas que já estão trilhando, fortemente, a sua jornada de transformação digital, como é o caso da Localiza & Co”, avalia Suzana Fagundes, Diretora Executiva Jurídica da Companhia.

De acordo com a empresa, a solução permitiu que a diretoria Jurídica evitasse, nos últimos três anos, gastos com elaboração de contratos em mais de R$ 10 milhões. Isso, graças ao engajamento das equipes e à ampliação do investimento em tecnologia. Atualmente 93% dos contratos e quase 100% das procurações já saem da plataforma automaticamente alinhadas com os padrões estabelecidos.

Fernanda Cabral, gerente de Contratos e Privacidade de Dados da L&CO, explica que a cada emissão de um documento automatizado com o netLex, a L&CO economiza, pelo menos, quatro horas de um advogado, permitindo que ele tenha uma atuação mais estratégica e menos operacional. “Sem a utilização da solução e o engajamento de todo time, principalmente das áreas de negócio, seria preciso contratar mais 24 advogados para atender a demanda de contratos recebidos pela diretoria no primeiro semestre de 2023”, contabiliza.

Suzana acrescenta ainda que, como a maior parte dos contratos é feita usando a minuta customizada pela L&CO e automatizada na ferramenta, há mais segurança jurídica. “Ao fazer uma gestão mais inteligente, os advogados deixam de ocupar um papel operacional e tornam-se mais estratégicos, disponibilizando o seu tempo de trabalho para, efetivamente, antecipar as demandas, se qualificar, identificar questões recorrentes e atuar em temas que agreguem mais valor ao negócio”, finaliza.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!