Maioria dos CIOs brasileiros busca ampliar suas equipes no próximo ano, diz Equinix

CIOs brasileiros

Depois de passar por um período de lay-offs e o congelamento de novas contratações, o setor de TI no Brasil e no mundo dá sinais de recuperação. Uma nova pesquisa realizada pela Equinix, a “Global Tech Trends Survey 2023”, revela que a maioria dos CIOs (68%) no Brasil espera aumentar suas equipes de TI nos próximos 12 meses, resultado semelhante encontrado entre os líderes de TI em todo o mundo, onde 66% deles pretende fazer o mesmo. O estudo reúne as opiniões de 2.900 tomadores de decisão globais de TI.

A pesquisa da Equinix aponta que nos últimos dois anos, 57% dos tomadores de decisão afirmam que o tamanho de suas equipes cresceu, enquanto apenas 9% antecipam que suas equipes vão encolher nos próximos 12 meses.

Em relação ao Brasil, para o próximo ano, 29% preveem um crescimento entre 10% e 25% no tamanho da equipe, enquanto 26% preveem uma expansão de até 10%; com 16% dos CIOs esperando chegar a mais de 25%.

Leia mais: A IA está pronta para o horário nobre nas empresas? Ainda não

Victor Arnaud, diretor geral da Equinix no Brasil, ressaltou que é importante que a força de trabalho acompanhe a evolução das novas tecnologias. Embora alguns times de tecnologia tenham passado recentemente por um processo de enxugamento, os dados do estudo sugerem que as equipes de TI em geral ainda estão crescendo para atender à demanda por operações e segurança de sistemas cruciais. “No Brasil, as principais necessidades do setor de TI estão em técnicos de TI, computação em nuvem, inteligência artificial e machine learning, e proteção de dados”, destaca Arnaud.

O estudo também observa que a busca por talentos se intensifica à medida que as organizações precisam de especialistas para impulsionar seu progresso em questões de sustentabilidade, uma área que está mudando as habilidades necessárias para atender às novas exigências de negócios. Para se ter ideia, 87% dos executivos disseram que reduzir o impacto ambiental de seus negócios está entre suas prioridades até 2023.

Já entre as cinco principais ameaças ao sucesso dos negócios no Brasil, a pesquisa revela que quatro estão relacionadas a habilidades digitais: vazamentos de dados, ataques cibernéticos, explosão de dados e desafios de trabalhar com cadeias de suprimentos digitais mais complexas, além do cumprimento de metas de sustentabilidade.

O estudo da Equinix reforça que o sucesso da expansão de uma organização para novos mercados muitas vezes depende das capacidades de sua equipe de TI e, para acompanhar essa crescente dependência, é importante que as organizações priorizem a estrutura das áreas de tecnologia em seu planejamento.

“As equipes de TI enfrentam uma pressão crescente para entregar estratégias de negócios no ritmo da transformação digital, tornando o acesso a talentos qualificados fundamental. É importante que as empresas realizem programas de treinamento, atualização e transferência de conhecimento para atender as necessidades das diferentes áreas de negócio”, concluiu Arnaud.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!