Meta planeja lançar rede social de textos para concorrer com o Twitter


A informação foi confirmada por um porta-voz da empresa à agência Reuters. Pessoas próximas dizem que a nova plataforma, ainda sem nome, será vinculada ao Instagram. Ações da Meta enfrentam péssimo momento na bolsa de NY
Reuters
A Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp) planeja lançar uma rede social para compartilhamento de publicações em texto, anunciou um porta-voz da empresa na sexta-feira (9), no que poderia ser uma concorrente direta do Twitter, do bilionário Elon Musk.
“Estamos explorando uma rede social autônoma e descentralizada para compartilhar atualizações de texto. Acreditamos que há uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses”, disse o porta-voz à Reuters em declaração enviada por e-mail.
Mais cedo, o site de notícias indiano “Moneycontrol” noticiou pela primeira vez as informações, citando fontes. A reportagem dizia que o novo aplicativo de conteúdo da Meta apoiaria o ActivityPub, o protocolo de rede social descentralizado que alimenta o Mastodon, rival do Twitter, e outros aplicativos.
Enquanto Twitter e Facebook são controlados por uma autoridade — uma empresa –, plataformas descentralizadas como o Mastodon são instaladas em milhares de servidores de computador, em grande parte gerenciadas por administradores voluntários que juntam seus sistemas em uma federação.
O novo aplicativo da Meta seria vinculado ao Instagram e permitiria que usuários se registrem ou façam login através de suas credenciais da rede de fotos e vídeos, de acordo com a reportagem do Moneycontrol.
LEIA TAMBÉM:
Bold Glamour: conheça o filtro polêmico do TikTok que ‘faz’ harmonização facial
Como encontrar lojas e serviços pelo WhatsApp
Por que Facebook e Instagram têm sugerido conteúdo de contas que você não segue