Microsoft contrata Suleyman, cofundador da DeepMind, para executar IA do consumidor

Microsoft, ftc

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (19) a contratação de Mustafa Suleyman, cofundador da DeepMind, do Google, e da Inflection. Sua vinda à empresa tem o objetivo de liderar uma nova divisão chamada Microsoft AI. 

A iniciativa da empresa reunirá produtos de IA voltados para o consumidor, como o Copilot, o Bing, o Edge e o GenAI. Trata-se da mais recente movimentação da Microsoft para capitalizar o boom da IA generativa. 

Leia mais: Microsoft: Copilot for Security estará disponível globalmente em abril  

Além do Suleyman, Karén Simonyan, seu sócio na startup Inflection AI e mais diversos outros colaboradores também foram contratados nessa leva. 

A unidade de Suleyman trabalhará em projetos como a integração de uma versão do Copilot em seu sistema operacional Windows e a aprimoração do uso de IA generativa em seu mecanismo de busca Bing. 

“Conheço o Mustafa há vários anos e o admiro muito como fundador tanto da DeepMind quanto da Inflection, e como visionário, criador de produtos e construtor de equipes pioneiras que buscam missões audaciosas”, disse Satya Nadella em um comunicado divulgado nesta terça. 

A DeepMind foi adquirida pelo Google em 2014 por US$ 500 milhões, uma das primeiras grandes apostas de uma big tech em um laboratório de IA nascente. 

A empresa já investiu US$ 13 bilhões na OpenAI, dona do ChatGPT, e rapidamente integrou sua tecnologia aos seus produtos. 

O investimento da Microsoft na OpenAI lhe deu uma vantagem inicial na mplementação de IA, deixando seu maior rival, o Google, para trás. A companhia também investiu em outras startups de IA, incluindo a francesa Mistral. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!