Microsoft permitirá criação de agentes autônomos de IA para tarefas empresariais em novembro

Agentes de IA. Foto: Shutterstock, Microsoft

A Microsoft planeja lançar em novembro uma nova funcionalidade que permitirá a criação de agentes autônomos de inteligência artificial (IA) voltados para a automação de tarefas empresariais. A iniciativa é parte da estratégia da empresa para expandir o uso de IA em diversos setores, aproveitando o crescimento da tecnologia em meio à crescente pressão de investidores por resultados financeiros, segundo informações da Reuters.

Os agentes autônomos estarão disponíveis por meio do Copilot Studio, ferramenta que simplifica o processo de criação, mesmo para quem não tem muito conhecimento em programação. Usando IA desenvolvida pela Microsoft em colaboração com a OpenAI, esses agentes terão a capacidade de executar tarefas como: responder a perguntas de clientes, identificar novas oportunidades de vendas e controlar o estoque de empresas.

Leia também: A arquitetura da falha: como os apagões cibernéticos revelam fragilidades digitais

“A ideia é que o Copilot seja a interface do usuário para a IA”, disse Charles Lamanna, Vice-Presidente Corporativo de Copilot de Negócios e Indústria da Microsoft, à Reuters. “Todo funcionário terá um Copilot, seu agente de IA personalizado, e então usará esse Copilot para se conectar e interagir com o mar de agentes de IA que estarão disponíveis”.

Além de permitir a criação personalizada de agentes, a Microsoft oferecerá dez modelos prontos para uso, otimizados para atividades rotineiras como controle de despesas, comunicações com clientes e gerenciamento de cadeias de suprimentos. Empresas como a consultoria McKinsey & Co, que testou antecipadamente as ferramentas, já demonstraram o uso prático dos agentes para automatizar processos de atendimento ao cliente.

A Microsoft, assim como outras gigantes da tecnologia, enfrenta pressão para comprovar que seus investimentos em IA podem gerar retornos significativos. Embora as ações da empresa tenham registrado uma queda de 2,8% no último trimestre, a expectativa é que inovações como os agentes autônomos atraiam mais clientes e melhorem os resultados financeiros a longo prazo.

*Com informações da Reuters

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!