Medidas antitruste: Microsoft permite compra do pacote Office sem o Teams

microsoft teams

Após enfrentar denúncias antitruste da União Europeia, a Microsoft anunciou nesta segunda-feira (01) uma mudança significativa em sua estratégia de vendas globais. A partir de agora, os clientes em todo o mundo terão a opção de adquirir o pacote Office365 sem a inclusão do software de colaboração Teams.

A decisão da Microsoft vem após uma série de críticas e investigações por suposta prática anticompetitiva. Anteriormente, a empresa havia anunciado a separação do Teams do Office apenas na União Europeia. No entanto, o impacto das preocupações antitruste se estendeu globalmente.

Leia mais: Microsoft reforça segurança de chatbots contra manipulação por usuários 

“Estamos estendendo as medidas que tomamos no ano passado para desagregar o Teams do M365 e O365 na Área Econômica Europeia e na Suíça para clientes globalmente”, disse um porta-voz da empresa. “Isso também atende ao feedback da Comissão Europeia, fornecendo às empresas multinacionais mais flexibilidade quando desejarem padronizar suas compras em diferentes geografias”.

Este movimento surge em resposta às queixas de concorrentes como o Slack, da Salesforce, que alegaram em 2020 que as táticas da Microsoft configuravam uma forma de autonegociação anticompetitiva. Essas alegações levaram a Comissão Europeia a iniciar uma investigação antitruste sobre a Microsoft, que ainda está em curso.

Agora, os clientes terão a opção de adquirir o Office sem o Teams, além da possibilidade de comprar o Teams como um produto independente, especialmente direcionado para clientes empresariais.

*Com informações da CNN

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!