Modernização do sistema bancário: da infraestrutura digital aos ecossistemas de parceiros

banco

As instituições financeiras enfrentam um cenário em rápida mudança, turbulência econômica e mudanças regulatórias. A modernização para uma infraestrutura digital que apoie a agilidade dos negócios enquanto mantém a confiança digital tornou-se uma prioridade empresarial para dar suporte a esses desafios. Para ter sucesso, os bancos empregam tecnologias e realizam parcerias para obter uma vantagem competitiva, apoiando-se em inteligência artificial (IA), machine learning, edge computing, entre outras tecnologias exponenciais.

Quais pressões os bancos enfrentam?

Existem quatro principais desafios que as instituições financeiras enfrentam no momento: conformidade regulatória, segurança digital, experiência do cliente e relevância competitiva. Os bancos de alto desempenho estão adotando várias abordagens em relação à inovação, permitindo-lhes modernizar as soluções de core bancário (a principal missão crítica dos bancos) e digitais, mantendo-se em conformidade.

Leia mais: Malware mira usuários em dezenas de bancos em todo o mundo 

Como uma das principais pressões enfrentadas por todas as instituições financeiras, mudanças regulatórias recentes estimularam o surgimento de ecossistemas parceiros. Como a lei estabelece que os indivíduos são proprietários dos dados que os bancos detêm, as instituições devem abrir seus sistemas para que as pessoas tenham acesso aos seus dados. A mudança para o open banking ou open finance e o aumento do uso de APIs beneficiam todo o ecossistema bancário. Vimos esses grandes desafios: regulamentação levando ao open banking, que levou ao banco na nuvem e agora à colaboração e à criação de ecossistemas para serviços.

Conforme as instituições financeiras adotam novas práticas de proteção de dados, os bancos procuram por maiores capacidades de segurança digital. O uso de biometria e monitoramento de comportamento, por exemplo, auxilia na prevenção de fraudes. As soluções tecnológicas emergentes ajudam a garantir que os bancos estejam alinhados com as regulamentações e oferecem suporte complementar às principais capacidades bancárias para diferentes transações.

Com o aumento das demandas por soluções bancárias digitais e emergentes, os clientes esperam mais recursos e capacidades. Com as migrações de dados para soluções centralizadas ou baseadas em nuvem, estamos vendo diferentes provedores e instituições se unindo para criar grandes ecossistemas que podem fornecer melhores serviços aos clientes. Com ecossistemas mais complexos e maior acesso, a proteção e a gestão de dados e a segurança digital são mais vitais do que nunca. O aumento das demandas dos clientes por integrações, open banking e flexibilidade está incentivando bancos e provedores de soluções a se unirem para fornecer essa funcionalidade aos clientes.

Para manter a relevância competitiva, equilibrar a segurança com experiências de cliente sem atritos também se tornou um imperativo crescente. Os clientes exigem experiências aprimoradas, e os parceiros estão trabalhando juntos para inovar e aplicar os recursos, incluindo computação quântica, IA/machine learning e análises avançadas, fornecendo mais elementos para entender o comportamento do cliente e antecipar as suas necessidades.

Os benefícios dos ecossistemas de parceiros

Quando se trata de serviços de core bancário, modernizar essas cargas de trabalho com mais agilidade e melhores operações é onde os parceiros podem causar impacto. O uso de novas tecnologias frequentemente amplia a capacidade de qualquer instituição de construir, projetar e operar a infraestrutura emergente nos ambientes de software – mesmo para instituições muito grandes com dezenas de milhares de funcionários de TI. Devido à natureza crítica dos sistemas de core bancário, as substituições totais desses sistemas se tornaram menos frequentes. Em vez disso, as instituições estão buscando substituições graduais.

Os ecossistemas de parceiros surgem como estratégias poderosas para instituições bancárias que podem evoluir seus sistemas de core bancário, abordar novas tecnologias e capacidades e fornecer uma melhor experiência ao cliente. À medida que essas instituições trabalham para otimizar as capacidades e se adaptarem às regulamentações em constante mudança, essas parcerias podem oferecer produtos fáceis de lançar, e que os clientes bancários exigem.

Mas à medida que os ecossistemas de parceiros continuam a ser aproveitados para ajudar as organizações a entrarem nos negócios digitais modernos, os bancos devem estar cientes de como implantar essas inovações com segurança. Sempre recomendamos que os bancos trabalhem com parceiros que tenham experiência na criação e implementação de soluções confiáveis para ajudar a impulsionar com segurança as evoluções ou jornadas de modernização.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!