Mozilla anuncia nova CEO, demite e foca em Firefox e IA

mozilla firefox

A Mozilla Corporation está passando por uma fase de reestruturação que envolve a redução de investimentos em vários de seus produtos e demissões em algumas áreas da organização. As mudanças ocorrem uma semana após Laura Chambers ser nomeada nova CEO interina da empresa.

Os cortes da companhia afetarão cerca de 60 pessoas. O número equivale a 5% da força de trabalho total da Mozilla, e afetam, principalmente, os times de desenvolvimento de produtos.

“Estamos reduzindo os investimentos em algumas áreas de produtos para focar em áreas que acreditamos terem a maior chance de sucesso”, disse a Mozilla em um comunicado. “Temos a intenção de reorganizar os recursos para produtos como o Firefox Mobile, onde há uma oportunidade significativa de crescimento e estabelecimento de um modelo melhor para a indústria.”

Leia mais: Mozilla lança serviço para proteger dados pessoais on-line

Entre as decisões estratégicas para reduzir custos e realinhar seus investimentos, a Mozilla reduzirá investimentos em produtos de segurança e privacidade como seu serviço de VPN, Relay e Online Footprint Scrubber, além de encerrar o Hubs.

A empresa também está reduzindo o investimento no Mozilla.social, espécie de rede social da companhia que foi lançada no ano passado e estava em fase beta. Em vez disso, a companhia trabalhará com uma equipe menor para participar do ecossistema Mastodon.

Sob nova direção

Os anúncios ocorrem em um momento no qual a organização busca por uma pessoa que será a sucessora permanente para Mitchell Baker. Barker deixou o cargo de CEO na última semana. A executiva agora irá focar em esforços de IA e segurança como presidente da fundação Mozilla, iniciativa sem fins lucrativos da empresa.

De acordo com a executiva, sua decisão de deixar a empresa está na necessidade de “oferecer uma alternativa para as pessoas terem produtos melhores”, enfatizando a urgência em reavaliar o cenário atual da internet e desafiar modelos de negócios baseados em fomentar a indignação.

“Depois de muita consideração, decidi fazer a transição da função de CEO da Mozilla Corporation de volta para a posição de presidente executiva da Mozilla Corporation, uma função que ocupei com grande paixão por muitos anos”, disse a executiva em comunicado na última quinta-feira (08). “Durante meus 25 anos na Mozilla, desempenhei muitas funções, e essa mudança é motivada pelo desejo de simplificar nosso foco e liderança para os desafios futuros. […] Tornou-se evidente que ambos os empreendimentos precisam de liderança dedicada em tempo integral”.

Enquanto a Mozilla procura por uma substituta permanente, Laura Chambers foi nomeada CEO interina. Ela é membro do conselho da Mozilla e possui experiência em empresas como Airbnb, PayPal e eBay. Seu trabalho se concentrará em novos produtos que abordem preocupações crescentes com privacidade.‌

*Com informações do Fortune, Bloomberg e TechCrunch

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!