O que a NASA pode ensinar sobre trabalho remoto, colaboração e sucesso

NASA espaço

A NASA, conhecida por suas missões espaciais inovadoras, atua para resolver não só os desafios relacionados ao espaço e à Terra, mas também serve como modelo inspirador para o mundo corporativo, especialmente em tempos de trabalho híbrido.

Durante o SXSW, que acontece nesta semana em Austin, nos Estados Unidos, astronautas da NASA, revelaram como funciona o trabalho antes, durante e depois das missões e o que garante o sucesso das missões – e elas vão muito além de ter conhecimentos técnicos.

Kristin Fabre, Deputy Chief Human Research Program da NASA, destacou que a colaboração é chave para colocar a ciência em prática. “Essa abordagem colaborativa e focada em resultados é fundamental não apenas para a exploração espacial, mas também para empresas em terra firme”, pontua.

A comunicação eficaz é fundamental nesse processo, como destacado por Jennifer Buchi, Cientista-Chefe do International Space Station Program da NASA. “No Mission Control Houston, eles trabalham 24/7 monitorando a saúde da estação espacial e de nossos astronautas.” Nesse cenário, revelou, a clareza e a concisão na comunicação são essenciais para garantir que todos estejam alinhados e produtivos.

Falando ao vivo diretamente do espaço, Loral O’Hara, astronauta da NASA, revelou que a colaboração e o apoio mútuo também desempenham um papel crucial fora da Terra. “A estação espacial é uma ótima oportunidade. Ajudando um ao outro sempre que puder. Se um termina a tarefa, ajuda o outro.” Trabalhar em equipe, mesmo a distância, promove um ambiente de trabalho positivo e produtivo, onde todos podem alcançar seu potencial máximo, conta.

Jeanete Epps, astronauta da NASA, que chegou à estação especial há apenas uma semana, compartilhou sua experiência, descrevendo-a como incrível e enriquecedora, destacando a curva de aprendizado para se movimentar na aeronave. “É incrível finalmente ver tudo isso depois de tantos anos, e foi uma curva de aprendizado muito grande, uma delas foi me movimentar no espaço”, diz ela.

Loral O'Hara e Jeanete Epps, astronautas da NASA

Loral O’Hara e Jeanete Epps, astronautas da NASA

Ela elogiou a serenidade e a beleza do espaço, compartilhando os desafios de se adaptar ao ambiente de gravidade zero. “É maravilhoso ver a Terra deste ponto de vista privilegiado, observar a estação espacial e realizar o trabalho para o qual treinamos nossas mentes”, acrescenta.

NASA: aprendizado e desenvolvimento profissional

Além do trabalho em equipe, a adaptação e a aprendizagem contínua são aspectos-chave para o desenvolvimento profissional, conforme ressaltado por Jeanete. E as lições para ser um astronauta, diz, também servem para qualquer profissão. “Siga suas paixões e interesses.” Manter-se aberto a novas experiências e desafios é fundamental para o crescimento pessoal e profissional, especialmente em um mundo em constante evolução.

A celebração de conquistas e momentos especiais foram pontos citados como vitais no espaço, já que o time chega a ficar 200 dias fora da Terra. “Celebramos datas especiais como Thanksgiving e Ano Novo, decorando a nave e fazendo bolos para aniversários”, revela.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!