Novos executivos da semana: NTT Data, Digibee, Ingram Micro e mais

Imagem com quatro executivos em retratos individuais lado a lado: Roberto Celestino, chief sustainability officer da NTT DATA Brasil, veste camisa polo rosa; Lighia Fernandes, head de marketing da Digibee, está com blusa preta sem mangas; Mayra Dietzold Palacios, chief marketing officer da Privalia Brasil, usa blazer branco sobre blusa preta e colar robusto; e Juliana Sandano, head de marketing, CRM & data intelligence da Unicred, veste camisa verde. Eles são apresentados como os novos executivos da semana.

O IT Forum apresenta, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e mudanças de liderança no setor de tecnologia e em áreas de TI no mercado brasileiro. Confira abaixo:

NTT Data

A NTT Data Brasil, empresa de serviços de TI e consultoria, anunciou Roberto Celestino como seu novo chief sustainability officer (CSO). O executivo será responsável por fortalecer as práticas de ESG da empresa, atuando tanto internamente, com a implementação de medidas sustentáveis nas operações, quanto externamente, apoiando clientes em suas metas de sustentabilidade por meio do uso de dados e tecnologia.

Roberto Celestino tem mais de 25 anos de experiência em tecnologia, inovação e transformação digital. Antes da nova função, era head de Inovação Digital na NTT Data. Passou por empresas como Siemens e Deloitte Brasil e está na atual companhia desde 2015, onde liderou projetos de inovação aberta, transformação digital e desenvolvimento de novas ofertas em parceria com clientes.

“Temos o desafio de atuar em duas frentes: internamente, buscando práticas cada vez mais sustentáveis para nossas operações; e externamente, apoiando nossos clientes a avançarem em suas metas de sustentabilidade corporativa, usando dados e tecnologia para monitorar e aprimorar seu desempenho ESG”, afirmou o executivo.

Opah IT

A Opah IT, empresa brasileira de desenvolvimento de sistemas, anunciou Christopher Neudl como diretor de novos negócios. O executivo ficará à frente de iniciativas voltadas à expansão da companhia nos próximos anos, com foco em inovação, inteligência artificial e parcerias estratégicas. Também atuará em todo o ciclo comercial, da prospecção à gestão de contratos, integrando sua experiência em vendas, tecnologia e recursos humanos.

Com 16 anos de carreira, Neudl é especialista em Salesforce e SAP, com histórico de liderança em projetos complexos em grandes empresas. Antes de chegar à Opah, acumulou experiências nos setores financeiro, telecom e seguros, áreas que continuam no centro de sua atuação na nova função.

“Chego na Opah motivado pelo desafio de transformar oportunidades em resultados tangíveis para nossos clientes. Acredito que a personalização de soluções, aliada às mais recentes tecnologias, é o caminho para o sucesso”, disse Neudl. Formado em Marketing, o executivo possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios.

Privalia

A Privalia Brasil, plataforma digital multimarcas voltada ao varejo, anunciou Mayra Dietzold Palacios como sua nova chief marketing officer (CMO). A executiva assume a liderança da estratégia de construção e fortalecimento da marca, com foco em ampliar sua relevância entre os consumidores, atrair novos usuários e aprofundar o relacionamento com a base atual. Também será responsável por consolidar as novas frentes de negócio da empresa, como o marketplace Brandsplace e a operação de retail media, Privalia Ads.

Mayra tem quase 20 anos de experiência no setor de bens de consumo e já passou por empresas como Burger King, Havaianas e Nivea. Sua trajetória é marcada pela criação de campanhas ousadas e pelo desenvolvimento de marcas com forte conexão com o público, aliando posicionamento, produto e comunicação.

“Estou animada para agregar e contribuir com o que a Privalia já construiu no Brasil. Minha experiência construindo marcas icônicas me impulsiona agora a levar a Privalia a outro patamar, de uma marca ainda mais desejada e presente no dia a dia das pessoas. A ideia é dar continuidade ao sucesso da plataforma, expandir seu protagonismo no universo das redes sociais (digital) e construir experiências únicas, histórias e conteúdos inspiradores, tanto para os nossos consumidores quanto para as marcas parceiras”, destacou Mayra.

Approach Tech

A Approach, integradora brasileira com atuação em cibersegurança, conectividade, data center, IoT e serviços gerenciados, anunciou Fábio Wiszenske como seu novo diretor comercial para o segmento enterprise. O executivo ficará à frente da estratégia de expansão da empresa no setor privado, com foco em médias e grandes companhias dos setores de finanças, saúde, seguros, agronegócio, educação e serviços. Sua missão inclui estruturar e impulsionar a operação comercial, especialmente no estado de São Paulo.

Wiszenske tem carreira consolidada em tecnologia, com passagens como executivo de TI em empresas como Sadia, Fibra Dupont, Chocolates Garoto, Porto Seguro e SGS, onde chegou a atuar como CIO. Posteriormente, migrou para o setor de integração de tecnologia, ocupando cargos de liderança na ISH e na Elev.

“Trago a visão de quem esteve dos dois lados do balcão — como CIO e como fornecedor. Isso me permite entender com clareza o momento e as necessidades do cliente bem como entregar soluções completas que, de fato, agreguem valor e garantam continuidade aos negócios”, afirmou Wiszenske.

Ingram Micro

A Ingram Micro, distribuidora global de tecnologia e soluções para o ecossistema de TI, anunciou Welington Sousa como seu novo diretor de marketing para a América Latina. No novo cargo, o executivo passa a liderar uma visão integrada de marketing na região, alinhando estratégias globais com as dinâmicas locais para fortalecer a marca e impulsionar o crescimento sustentável. Ele também seguirá à frente da plataforma Ingram Micro Xvantage.

Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de marketing, experiência do cliente, inteligência de negócios e estratégia digital, Sousa está na Ingram Micro desde 2018. Foi um dos principais responsáveis pela transformação digital da empresa no Brasil, conduzindo a transição para um modelo de marketing orientado a dados e resultados. Também atuou no fortalecimento do relacionamento com canais e na criação de modelos replicáveis de alto impacto usados em toda a região.

“Welington é um líder com um histórico exemplar e um profundo conhecimento do mercado latino-americano. Sua capacidade de inovar, gerar resultados e liderar equipes de alto desempenho tem sido fundamental para a Ingram Micro Brasil e estamos confiantes de que sua visão será fundamental para consolidar uma sólida estratégia de marketing regional”, disse Luis Férez, vice-presidente sênior e presidente da Ingram Micro para a América Latina.

Unicred

A Unicred, sistema de cooperativas financeiras com atuação nacional, anunciou Juliana Sandano como nova head de marketing, CRM & data intelligence. Na nova posição, a executiva passa a liderar a criação de uma estrutura de martech voltada à eficiência operacional e ao aprimoramento dos indicadores de experiência e relacionamento digital. Entre suas atribuições estão o desenvolvimento de modelos analíticos preditivos, segmentações comportamentais e a entrega de soluções personalizadas ao cooperado.

Com mais de 16 anos de carreira em bancos digitais e tradicionais, Juliana já atuou em instituições como PicPay, Banco Original e HSBC.

“Nosso trabalho terá como base modelos de previsão analítica e segmentações comportamentais com dados online, com o objetivo de desenvolver um modelo de atendimento mais eficiente e digital. Buscamos, acima de tudo, entregar ao cooperado produtos e serviços mais relevantes e personalizados, integrados a uma jornada digital. Com isso, esperamos gerar impacto direto em indicadores como LTV, NPS e taxa de ativação de produtos”, afirmou.

Cognita Learning Lab

A Cognita Learning Lab, laboratório de aprendizagem e inovação educacional, anunciou Gustavo Caldas Brito como seu novo chief learning officer (CLO). O executivo assume a liderança das áreas de desenho pedagógico e metodologias de aprendizagem, com a missão de transformar o aprendizado em uma ferramenta prática para o desenvolvimento profissional e a resolução de desafios reais nas organizações.

Gustavo tem ampla experiência em educação corporativa e desenvolvimento humano, com passagens por instituições como Yduqs, Afferolab, Grupo Boticário e Reserva. É mestre em Sociologia pela Université de Paris 1 (Sorbonne) e já liderou projetos como Escola de Rebeldia, Educa.GB e liP, além de participar como palestrante em eventos como TEDx, Sett Stockholm e Rock in Rio Innovation Week.

“Vivemos um tempo em que aprender não é mais uma vantagem – é uma condição de sobrevivência. Minha missão na Cognita Learning Lab é transformar o aprendizado em uma alavanca real de mudança, onde cada conteúdo, cada jornada, seja capaz de gerar comportamento, cultura e resultado”, disse Brito.

Digibee

A Digibee, empresa especializada em integração de sistemas, anunciou Lighia Fernandes como sua nova head de marketing. A executiva será responsável por fortalecer o posicionamento da marca, traduzindo a inteligência da plataforma em uma comunicação clara e estratégica. Também atuará na conexão com tomadores de decisão e na execução de ações integradas de branding e performance para impulsionar o crescimento da empresa.

Lighia acumula experiência em empresas como Copel, Oransys e iSystems, além de atuar como professora convidada de Educação Executiva na ESPM, com foco em brandformance. Sua trajetória inclui projetos voltados à construção de marcas e estratégias de crescimento para empresas de tecnologia.

“Estou entusiasmada com o desafio de atuar em uma empresa que combina tecnologia de ponta com ambição real de transformação. A Digibee chegou até mim como uma potência em ascensão, pronta para os novos momentos do mercado, especialmente no que se refere à sofisticação de estratégias e processos com uso de novas tecnologias, precificação por consumo e o avanço da inteligência artificial”, comemorou.

Lighia é formada em Letras pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Marketing pela PUC Paraná e em Relações Internacionais pelo Damásio Educacional. Também possui especialização em Growth Strategy pela University of Virginia e extensão em Marketing de Serviços pela FGV.

Aplicativo.Net

A Aplicativo.Net, desenvolvedora de soluções para gestão de clínicas médicas e odontológicas, anunciou Armando Buchina como seu novo CEO. O executivo assume com a missão de acelerar o crescimento da empresa, focando na internacionalização, lançamento de novos produtos e criação de uma fintech para oferecer serviços financeiros aos clientes. Ele substitui Reinaldo Ferreira, fundador da companhia, que passa a ocupar o cargo de chairman.

Com mais de 35 anos de experiência no setor de tecnologia, sendo os últimos sete dedicados a healthtechs, Buchina tem passagens por empresas como Unio Digital (grupo Unimed), Pixeon e Totvs. É especialista em liderança de negócios SaaS, inovação e expansão internacional, tendo atuado em cargos C-Level em áreas técnicas, comerciais e financeiras.

“Focado nos pilares de internacionalização dos nossos negócios, lançamento de produtos e de uma spin-off de finanças, focaremos em novos negócios e na criação da nossa fintech, ofertando serviços financeiros acessíveis aos nossos clientes. Quero contribuir para consolidar nossa marca como líder absoluta em sua área de atuação e abrir espaço para futuras rodadas de investimentos e M&A”, afirma ele.

Buchina é formado em Administração de Empresas com ênfase em Finanças e possui MBA em TI pela FEA/USP.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!