Nvidia adquire Run:ai, startup de gerenciamento de carga de trabalho de IA, por $700 mi

Nvidia

A Nvidia anunciou nesta quarta-feira (22) a aquisição da startup israelense Run:ai, sediada em Tel Aviv. A aquisição é parte da estratégia da Nvidia para fortalecer sua presença no campo do gerenciamento e otimização de infraestrutura de hardware destinada a suportar cargas de trabalho de IA em escala empresarial. Embora a empresa não tenha divulgado o valor do negócio, uma fonte próxima ao caso relatou ao TechCrunch que ele foi fechado em US$ 700 milhões.

A Run:ai oferece uma solução abrangente para que empresas gerenciem e otimizem sua infraestrutura de computação, independentemente de estarem em ambientes locais, na nuvem ou em configurações híbridas. A empresa desenvolveu uma plataforma robusta baseada em Kubernetes, que suporta todas as variantes populares do Kubernetes e se integra perfeitamente a diversas ferramentas e estruturas de IA de terceiros.

Leia mais: Biden investe bilhões em P&D de semicondutores para competir com a China

A startup israelense conquistou rapidamente clientes importantes, incluindo empresas Fortune 500. Sua tecnologia, que permite a fragmentação de modelos de IA para execução em paralelo em diferentes ambientes de hardware, atraiu investimentos significativos de capital de risco, totalizando US$ 118 milhões antes de ser adquirida.

Enquanto isso, a Nvidia reconhece que as implantações de IA estão se tornando mais complexas, com empresas buscando usar melhor seus recursos de computação. Uma pesquisa revelou que as limitações de computação e infraestrutura são os principais desafios para escalar a IA em 2024. Para enfrentar esses desafios, a Nvidia planeja integrar a tecnologia da Run:ai em sua plataforma para oferecer aos clientes mais escolha e flexibilidade na gestão de cargas de trabalho de IA.

De acordo com informações da Nvidia, a empresa pretende continuar oferecendo os produtos da Run:ai sob o mesmo modelo de negócios, investindo também no roadmap de produtos da startup. Isso faz parte da estratégia da Nvidia de fortalecer sua plataforma DGX Cloud AI, que oferece aos clientes acesso a infraestrutura de computação e software para treinar modelos de IA.

“A plataforma de computação acelerada da Nvidia e a plataforma da Run:ai continuarão a suportar um amplo ecossistema de soluções de terceiros, dando aos clientes escolha e flexibilidade. Juntamente com a Run:ai, a Nvidia permitirá que os clientes tenham uma única tela que acesse soluções de GPU em qualquer lugar”, disse Alexis Bjorlin, vice-presidente da Nvidia DGX Cloud.

*Com informações do TechCrunch

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!