O que é USB-C, padrão de conexão que o iPhone passa a adotar, depois de pressão sobre a Apple


Conector universal já é encontrado em celulares Android e notebooks, entre outros aparelhos, e substituirá o Lightning. União Europeia determinou que empresas usem padrão único. Da esq para dir, cabos Lightning, usado pela Apple, e os padrões USB-A (o mais comum) e USB-C
Henrique Martin/g1
O iPhone fica um pouco menos exclusivo a partir de agora: a linha 15 passa a adotar um padrão mais “popular” de conexão com o carregador e outros dispositivos.
Sai o modelo Lightning, que era usado há dez anos pela Apple, e entra o USB-C (também conhecido como USB tipo C), presente em celulares como os da Samsung e diversas outras marcas.
Leia também:
Veja todos os preços do iPhone 15
iPhone 15 vs 14: veja comparação de preços no Brasil
Três polêmicas e curiosidades do novo lançamento da Apple
A novidade é forçada por uma determinação da União Europeia por padronização dos carregadores.
Apple já usava cabo tipo C em iPads e MacBooks
Altieres Rohr/G1
A tecnologia USB tipo C surgiu em 2014, criada pelo USB Implementers Forum (USB-IF), grupo que reúne fabricantes de softwares líderes do mercado.
Juntas, essas empresas desenvolvem os padrões a serem adotados nas especificações técnicas do Universal Serial Bus (USB).
Nos anos seguintes, o USB-C conquistaria o mercado pela praticidade, tamanho e velocidade de transmissão de dados. A própria Apple já tinha adotado o padrão para Macbook, iPad e os fones de ouvido Airpod.
Além dele, existe o USB-A, que é a conexão mais comum.
Principais vantagens do USB-C
“A primeira vantagem dele é o tamanho, já que os aparelhos eletrônicos hoje estão cada dia menores e mais rápidos”, explica Luís Pinheiro, professor da Tech Channel Centro de Capacitação, empresa que prepara profissionais para atuar com reparos de celulares.
Justamente por esse motivo, o USB-C já estava presente em MacBooks antes da determinação da União Europeia, já que as dimensões do cabo possibilitavam a espessura de apenas 1,3 cm do computador. A Apple também já utiliza a entrada nos iPads.
Veja mais:
Apple Watch 9 tem controle por gestos; veja preços e mais novidades do relógio
iPhone 15 custa mais de 5 salários mínimos
“Além de alimentar (energizar aparelhos), o USB-C tem diversos protocolos, que permitem transmitir dados de áudio, vídeo e redes (internet), por exemplo”, conta ao g1 Murilo Zanini de Carvalho, professor de engenharia de computação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).
Uma das inovações da tecnologia também é que o cabo é reversível. Ou seja, pode ser inserido “de cabeça para cima” ou “para baixo” nos dispositivos e funciona da mesma forma.
Outros benefícios do USB-C
Universal: pode ser usado em vários aparelhos diferentes;
Velocidade: transmissão de dados maior, a até 10 Gbps (o suficiente para vídeos 4K);
Potência: com até 100 W, pode carregar um computador.
Quais aparelhos já têm a conexão
“A maioria dos dispositivos eletrônicos — como computadores, notebooks e tablets — já utilizam essa tecnologia, mais rápida para a troca de dados e com uma potência maior para carregar dispositivos”, diz Pinheiro.
A variedade é ilustrada pela diversidade de aparelhos fabricados por membros do USB-IF, entre eles gigantes como Samsung, LG, Xiaomi, Acer, Microsoft, Dell, HP, Motorola, Sony e a própria Apple.
Dessa forma, a conexão já é encontrada em dispositivos como:
celulares Android;
tablets;
notebooks;
estojos de fones de ouvido;
monitores;
caixas de som;
consoles de videogames.
g1 testa iPhone 14

Celular perdido? Veja como localizar iPhone e Android pelo computador:
Initial plugin text