OpenAI: agência reguladora investiga se investidores foram enganados

Sam Altman, CEO da OpenAI

A Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA, agência federal independente de regulamentação e controle dos mercados financeiros, está conduzindo uma investigação para determinar se os investidores da OpenAI foram enganados durante um período de turbulência na empresa com a saída de Sam Altman da liderança, no ano passado.

De acordo com relatos de fontes familiarizadas com o caso, divulgados pelo Wall Street Journal, a investigação centra-se nas comunicações internas do CEO Sam Altman em relação à sua demissão em novembro. Segundo os relatos, a SEC emitiu uma intimação para a empresa em dezembro, solicitando que funcionários da OpenAI preservassem documentos internos.

Leia mais: OpenAI tem petição para registrar marca ‘GPT’ negada nos EUA

Uma fonte com conhecimento direto do conselho, que preferiu não se identificar, afirmou que não foi uma única ação grave, mas sim o padrão de comportamento de Altman, que fez o conselho perder a confiança nele.

Altman concordou com uma investigação interna, entre outras condições, para tentar recuperar seu cargo.

Embora não tenham sido encontradas evidências incriminatórias até o momento, surgiram tensões internas na OpenAI relacionadas à captação de recursos para um projeto de chips externo e a uma disputa sobre um artigo crítico à empresa.

Ainda que a SEC não encontre irregularidades, a OpenAI contratou advogados para conduzir sua própria investigação.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!