Em parceria inédita, AMD e Intel se unem para acelerar inovações em sistemas x86
O Lenovo Tech World, realizado em Bellevue, em Washington, nos Estados Unidos, foi palco de um anúncio inédito: AMD e Intel revelaram que vão iniciar uma parceria para acelerar inovações em sistemas x86.
As fabricantes de chipsets anunciaram hoje (15/10) a criação de um grupo consultivo do ecossistema x86, que deverá moldar o futuro da arquitetura de computação mais amplamente utilizada no mundo.
O grupo se concentrará em identificar novas maneiras de expandir o ecossistema x86, permitindo compatibilidade entre plataformas, simplificando o desenvolvimento de software e fornecendo aos desenvolvedores uma plataforma para identificar necessidades e recursos arquitetônicos, criando soluções inovadoras e escaláveis para o futuro.
“Alguns têm dito que a arquitetura x86 está morta. Esses rumores estão severamente exagerados. O x86 está prosperando. A arquitetura x86 foi a fundação da computação por décadas e está prestes a passar por um período de personalização, expansão e escalabilidade. As oportunidades que a IA apresentará para o x86 são robustas e crescentes”, disse Pat Gelsinger, CEO da Intel, revelando que ele e Lisa Su, CEO da AMD, concordam com a afirmação. “Quem teria pensado nisso?”, brincou. Em seu LinkedIn, Gelsinger agradeceu a parceria e postou uma foto com Lisa nos bastidores do evento.
Pat Gelsinger, da Intel, e Lisa Su, da AMD
No evento, Lisa mostrou-se animada com a colaboração e revelou que está há mais de 35 anos nesse mercado e que vivemos um momento único da IA. “O passo da inovação tem sido acelerado, especialmente nos últimos dois anos.
“Ouvimos muito sobre a animação de AI como uma oportunidade de resolver os problemas mais importantes do mundo e acreditamos em uma IA de ponta a ponta. O Pat esteve aqui mais cedo e mostrou como é um momento único que estamos vivendo na tecnologia”, reforçou ela.
Lisa Su, da AMD, e YY, do Lenovo
Segundo as empresas, o grupo consultivo vai unir líderes da indústria para fomentar o futuro do x86 e a inovação dos desenvolvedores por meio de um conjunto mais unificado de instruções e interfaces arquitetônicas. Para alcançar isso, o grupo solicitará contribuições técnicas das comunidades de hardware e software x86 sobre funções e recursos essenciais.
A colaboração facilitará a criação de implementações consistentes e compatíveis das principais características arquitetônicas e modelos de programação x86, abrangendo todos os setores — incluindo data centers, nuvem, clientes, edge e dispositivos embarcados — entregando, em última análise, benefícios diretos aos clientes.
*A jornalista viajou a convite da Lenovo