PepsiCo atualiza parque tecnológico de olho em metas ESG

PepsiCo

A PepsiCo firmou um acordo com a Lenovo para atualizar parte do parque tecnológico com computadores que integram o programa CO2 Offset Service. O serviço lançado globalmente pela fabricante em maio de 2022 promete aos consumidores formas de compensar as emissões de carbono.

Na prática, ao adquirir algum computador das linhas PCs Think, Legion ou Yoga, o comprador tem a opção de vincular créditos de carbono à operação. Posteriormente, esses créditos são direcionados a uma organização parceira que usará os recursos em projetos voltados ao meio ambiente.

Os créditos são calculados levando-se em conta a fabricação do produto, o seu respectivo envio ao cliente e um tempo de vida útil médio de cinco anos.

Segundo a PepsiCo, o novo acordo está em linha com suas metas globais de reduções de emissões de CO2 escopo 3. “Temos uma estratégia ESG global – que chamamos de PepsiCo Positive – com foco em manter uma operação que busca eficiência, ao mesmo tempo em que cuidamos das pessoas e do planeta. Por isso, estamos sempre buscando projetos e parceiros que nos ajudem a contribuir para diminuir o impacto do nosso negócio no meio ambiente”, explica Renato Gaido, gerente sênior de tecnologia da informação da PepsiCo.

Leia ainda: Vertiv e Modular anunciam parceria na construção de data centers modulares

A PepsiCo conta com um parque tecnológico com mais de 4 mil computadores, sendo que cerca de 1 mil máquinas são substituídas todos os anos por modelos mais modernos. Após reuniões com a equipe global do CO2 Offset, a PepsiCo constatou que a substituição das máquinas em 2023 faria sentido com adoção do serviço da Lenovo.

A solução calcula o valor da emissão de carbono associada a cada dispositivo, que terá em seu número de série a certificação de produção de créditos de carbono em projetos supervisionados pelas Nações Unidas e por parceiros, como a ClimeCo.

Máquinas antigas da PepsiCo

Além da aquisição dos créditos de carbono para as novas máquinas, a PepsiCo e a Lenovo fecharam parceria também para as máquinas antigas, no fim da vida útil, para o descarte mais ecológico e adequado. A fabricante vai receber de volta os produtos que não serão utilizados e realizando a separação de materiais, como partes plásticas e metálicas, para a devida reciclagem certificada pelos órgãos ambientais aprovadores, finalizando assim o ciclo de logística reversa, de ponta a ponta.

O departamento de TI da PepsiCo Brasil foi o primeiro no mundo entre as subsidiárias da companhia a utilizar Lenovo CO2 Offset, e a empresa já estuda expandir o serviço para outros países.

Segundo a Lenovo, desde que foi lançado o serviço em maio de 2022, até outubro do ano passado, o CO2 Offset já ajudou seus consumidores a atingirem a marca de 1 milhão de toneladas métricas de dióxido de carbono compensadas a partir da utilização do serviço somente na compra de PCs da linha Think, o equivalente aos gases de efeito estufa emitidos por mais de 215 mil veículos de passageiros conduzidos ao longo de um ano.

Recentemente, o serviço foi estendido também para os servidores da linha ThinkSystem.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!