Plataforma digital Gov.Br já alcança 150 milhões de brasileiros
A Gov.br, plataforma de serviços digitais do governo federal, já alcança 150 milhões de brasileiros. O dado foi revelado durante o Febraban Tech 2023, maior evento de tecnologia financeira do país, em uma apresentação de case do SERPRO, empresa pública brasileira de tecnologia da informação, sobre o desenvolvimento do portal.
Lançado há cinco anos, o Gov.br também já alcançou uma média mensal de 50 milhões de cidadãos acessando sua plataforma. No total, são mais de 4.780 serviços digitalizados – 90% do total de serviços de órgãos de governo – e 460 órgãos embarcados no sistema.
“Adotamos, dentro da arquitetura, o que está mais no estado da arte para esse tipo de solução. Toda a construção é feita em micro serviços e temos squads integradas que operam muito próximo da nossa organização”, disse Rafael Soto, superintendente de digitalização de governo do SERPRO. “O SERPRO está imbuído da missão de manter essa plataforma sempre disponível e acessível.”
Leia também: Febraban Tech 2023: 4 grandes tendências para ficar de olho
Entre os serviços mais populares ofertados pela plataforma Gov.Br estão a CNH Digital, a declaração de imposto de renda (IR) pré-preenchida, a prova de vida digital do INSS e o RG nacional digital.
Para dar suporte aos serviços ofertados pelo Gov.br e às aplicações baseadas em suas APIs, o SERPRO opera o chamado AIBIO, ecossistema biométrico composto por múltiplas bases de dados – incluindo os modais de face, digitais e de voz. O AIBIO é composto por mais de 230 milhões de faces cadastradas, 2 bilhões de digitais e já é empregado por mais de 660 clientes em aplicações de negócio.
“É um grande ativo que o Brasil tem e que o SERPRO opera com sua expertise e tecnologias”, pontuou Giordanni Sousa e Paiva, superintendente de Inteligência Artificial e Analytics do SERPRO.
Para sustentar o AIBIO, o SEPRO emprega dois motores biométricos, incluindo sistemas de inteligência artificial que são capazes de detectar a prova de vida – liveness – dos modais utilizados para autenticação. No caso de autenticações faciais, por exemplo, o AIBIO é capaz de identificar se a imagem se trata de uma pessoa real ou se representa algum tipo de fraude, como uma foto ou vídeo, máscara 3D ou até deep fakes.
Para finalizar, Alexandre de Ávila, superintendente de Relacionamento com Clientes de Governo Digital do SERPRO, falou sobre novas expansões da plataforma de autenticação do governo federal. Uma delas é o Cidades Gov.Br, que deve expandir as capacidades do Gov.Br para municípios. O serviço já está sendo empregado por dez municípios brasileiros e tem como objetivo aumentar a maturidade digital de cidades do país.
Na próxima semana, o SERPRO também deve lançar oficialmente o Notifica_BR. A plataforma será empregada para ampliar o alcance de comunicações do governo com o cidadão. O Notifica_BR permite comunicações sobre políticas públicas, como campanhas de vacinação, por exemplo, e pode ser utilizada em integrações via APIs.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!