Polícia da Colômbia prende suspeito de envolvimento em atentado contra pré-candidato à presidência

A polícia da Colômbia capturou neste sábado (5) um homem envolvido em um atentado contra o senador e pré-candidato à presidência Miguel Uribe. O Élder José Arteaga Hernández, conhecido pelo codinome “El Costeño”, é apontado como um dos cérebros logísticos e uma peça-chave para chegar aos autores intelectuais do ataque de 7 de junho contra Uribe, que permanece hospitalizado em Bogotá.
“Um criminoso com mais de 20 anos de história criminosa, aquele que participou diretamente, que materializou e especificação o antes, durante e depois desse ataque crime”, disse o diretor da polícia Carlos Fernando Triana Beltrán, durante coletiva de imprensa em Bogotá.
O senador de 39 anos do Centro Democrático, de direita, foi baleado três vezes durante um comício em um parque da capital. Depois de várias cirurgias, ele apresentou alguma melhora, mas seu estado continua grave, de acordo com parentes.
As autoridades já capturaram cinco supostos autores, incluindo os atiradores, um adolescente de 15 anos que foi preso após minutos o ataque e baleado pelos guarda-costas de Uribe. El Costeño, que tem uma notificação vermelha da Interpol, “seria o encarregado dos trabalhos de coordenação da ação criminosa, além da identificação e entrega da arma ao adolescente que teria realizado o atentado”, disse a polícia.
O detido é investigado por crimes de tentativa de homicídio agravado, fabricação, tráfico e posse de armas, conspiração para cometer um crime e uso de menores em atos criminosos. De acordo com a polícia, El Costeño liderou uma gangue criminosa em Bogotá “dedicada a vários crimes”. Investigue se ele tem ligações com grupos armados mais poderosos.
*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira