Positivo fornecerá mais de 6.200 equipamentos para projeto de internet nas escolas

Positivo fornecerá equipamentos para programa de internet nas escolas
Fase piloto do programa de internet nas escolas terá equipamentos da Positivo (crédito: Freepik)

O Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) aprovou, na semana passada, a assinatura de um contrato entre a Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (EACE) e a fabricante de computadores Positivo para fornecimento de equipamentos para a fase piloto do projeto Aprender Conectado. O programa levará banda larga e kits de informática para escolas públicas de todo o Brasil.

Participam da fase piloto dois municípios de cada região do País, em um total de 177 escolas. Nesta etapa, a Positivo fornecerá 6.241 equipamentos. Serão 287 projetores, 287 telas de projeção, 276 carrinhos para armazenamento e recarga dos equipamentos, 463 notebooks para os professores e 4.928 notebooks educacionais para os alunos.

A negociação da compra teve uma diferença de 27% entre as propostas inicial e final apresentadas pela fabricante. O contrato tem duração de 36 meses, incluindo o aluguel e a manutenção dos equipamentos, além de atualização de software e substituição em caso de falha.

Ao final do contrato, os equipamentos serão adquiridos pela EACE e doados às secretarias de Educação.
A fase piloto do projeto Aprender Conectado está em etapa de finalização. A instalação da infraestrutura necessária para a chegada da internet já foi feita em 93% das unidades de ensino. A rede interna, que permite utilizar a tecnologia WiFi, já foi implantada em 94% das escolas.

Integram a fase piloto dois municípios por região. São eles: Pau D’Arco (PA) e Espigão do Oeste (RO), no Norte; Baía da Traição (PB) e Santa Luzia do Itanhy (SE), no Nordeste; Gaúcha do Norte (MT) e Cavalcante (GO), no Centro-Oeste; Berilo (MG) e Silva Jardim (RJ), no Sudeste; e Entre Rios (SC) e Coronel Domingos Soares (PR), no Sul.

O projeto de conectividade nas escolas conta com recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões oriundos do edital do 5G. (Com assessoria de imprensa)

O post Positivo fornecerá mais de 6.200 equipamentos para projeto de internet nas escolas apareceu primeiro em TeleSíntese.