Prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro vão suspender serviço Uber Moto

Prefeituras de São Paulo e Rio vão suspender Uber Moto
Prefeituras das maiores cidades do País devem suspender o recém-lançado Uber Moto (crédito: Freepik)

A Uber lançou, na quinta-feira, 5, o serviço Uber Moto nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A modalidade de transporte permite que o passageiro faça viagens de moto com um motorista parceiro por um preço mais em conta do que o UberX, a opção de carro mais barata.

As prefeituras das duas maiores cidades do País, no entanto, já se manifestaram no sentido de suspender o serviço.

A administração paulistana indicou, em nota, que, como o serviço de transporte remunerado de passageiro por motocicleta não é regulamentado na capital paulista, vai pedir a suspensão desse tipo de viagem.

“A pedido do prefeito, o Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV) entrará em contato com a empresa para solicitar a imediata suspensão da atividade, além dos devidos esclarecimentos por parte da Uber, uma vez que a empresa não informou a Prefeitura de São Paulo sobre o início da operação dessa opção de mobilidade”, informou a prefeitura.

A expectativa é de que o serviço seja suspenso até que as partes façam uma reunião para avaliar a viabilidade dessa modalidade de transporte na maior cidade do País.

De forma mais veemente, a Prefeitura do Rio de Janeiro, por sua vez, destacou que vai “adotar as medidas cabíveis para impedir o uso de Uber Moto na cidade”.

“A empresa de mobilidade lançou mais um serviço em que visa somente o lucro, sem prestar as devidas contrapartidas aos trabalhadores e órgãos públicos”, afirmou a administração carioca, por meio de nota da Secretaria Municipal de Transportes.

POSICIONAMENTO DA UBER

A Uber informou que, após o lançamento nas duas cidades mais populosas do País, o serviço Uber Moto segue funcionando sem alterações. A modalidade, entretanto, não está disponível em todos os horários e regiões das capitais paulista e fluminense porque a plataforma expande a operação conforme cresce a oferta de motociclistas parceiros.

O serviço foi lançado em 2020 e, atualmente, está presente em mais de 160 municípios, incluído, desde o fim de 2021, as regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A empresa afirmou, em nota, que as viagens de Uber Moto seguem as regras federais para o transporte individual de passageiros, citando a Lei 13.640/2018 e a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU).

“A Uber cumpre a lei, defende a coexistência de novas opções de mobilidade trazidas pela tecnologia para o benefício de todos e segue à total disposição dos municípios para debater, dialogar e contribuir para a construção de um eventual marco regulatório para essa modalidade, assim como faz em diversas cidades por todo o Brasil”, pontou a empresa de transporte por aplicativo.

O post Prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro vão suspender serviço Uber Moto apareceu primeiro em TeleSíntese.