Presidente do STF defende a regulação da inteligência artificial
Durante o VIII Encontro Nacional de Juízes Estaduais (ENAJE), o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, falou sobre benefícios e riscos do uso da inteligência artificial na Justiça.
A fala do ministro veio em defesa da regulação das IAs nos processos jurídicos. “É imperativa a regulação dessa tecnologia para proteger direitos fundamentais da democracia e ter uma governança adequada, proteger a privacidade das pessoas, para evitar os comportamentos coordenados inautênticos de amplificação da mentira, para coibir conteúdos ilícitos”, ressaltou.
Barroso também anunciou que o governo está desenvolvendo um programa de pesquisa de jurisprudência, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região, que identifica as questões jurídicas em descrição e resgata os precedentes qualificados que tratam daquele tema, visando facilitar os processos do sistema judiciário.
Leia também: CPQD e Governo Federal anunciam acordo para uso de identidade digital descentralizada
Durante o encontro, Bárbara Costa, reitora da Universidade Brasil, também reforçou o compromisso da instituição com a integração da inteligência artificial à educação jurídica. “Acreditamos que o ensino jurídico deve ser visionário, alinhado com as inovações tecnológicas, e por isso estamos investindo no processo de implementação da inteligência artificial em nosso ambiente acadêmico, começando pela magistratura”, diz Costa.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!