Primeira CEO mulher fora da família fundadora é nomeada pela Samsung

Fachada de um prédio moderno com janelas de vidro refletindo o céu, destacando o logotipo da Samsung em letras brancas. À esquerda, galhos de uma árvore com folhas verdes aparecem sob a luz do sol, criando um contraste entre a natureza e a arquitetura contemporânea (samsung, vietnã)

A Samsung nomeou, pela primeira vez em sua história, uma mulher que não pertence à família fundadora da companhia para o cargo de CEO e presidente de uma de suas empresas.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27), com a nomeação de Kim Kyung-Ah para a liderança da Samsung Bioepis, empresa biofarmacêutica do grupo. Ela sucede Christopher Hansung Ko, que passará a liderar a divisão Future Business da Samsung.

Em 2010, Lee Boo-jin, neta do fundador da Samsung, tornou-se a primeira mulher a assumir uma posição de liderança em uma empresa afiliada do grupo, como chefe do Hotel Shilla.

Leia também: Samsung tem lucro abaixo do esperado e desafios no mercado de chips de IA

Kim Kyung-Ah possui mais de 20 anos de experiência no setor de biológicos. Ela ingressou na Samsung Bioepis em 2015 e, desde 2021, liderava a divisão de Desenvolvimento da companhia, sendo responsável por todo o ciclo de desenvolvimento de produtos da empresa.

Antes de integrar a Samsung Bioepis, Kim atuou como Cientista Principal e, posteriormente, como vice-presidente do Samsung Advanced Institute of Technology (SAIT), onde liderou o grupo de Bioterapêuticos. Nesse papel, foi responsável pela liderança do desenvolvimento de terapias com anticorpos voltados para a oncologia.

Kim é doutora em neurotoxicologia pela Universidade Johns Hopkins.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!