Qualcomm evolui em experiências imersivas da ‘próxima geração’

Snapdragon AR MR Meta

A Qualcomm Technologies anunciou duas novas plataformas de computação espacial, o Snapdragon XR2 Gen 2 e o Snapdragon AR1 Gen 1, que beneficiarão a próxima geração de dispositivos de realidade mista (MR), realidade virtual (VR) e óculos inteligentes.

A plataforma Snapdragon XR2 Gen 2 traz a tecnologia premium MR e VR em uma arquitetura de chip único que, segundo a Qualcomm, desbloqueará experiências imersivas em headsets mais finos e confortáveis, que não exigem bateria externa. De acordo com a fabricante, essa arquitetura foi projetada para uma experiência sem lag, com visuais e som imersivos que permitirão que os usuários misturem conteúdo virtual com seu ambiente físico e façam a transição entre experiências de MR e VR sem problemas.

Já a plataforma Snapdragon AR1 Gen 1 foi projetada com otimizações de energia para um planejamento térmico que permitirá óculos inteligentes elegantes e leves que oferecem uma experiência incomparável.

A plataforma permite que o usuário capture, compartilhe ou transmita ao vivo com as mãos livres, diretamente dos óculos. Além disso, a Qualcomm destaca que a IA no dispositivo permite experiências de assistente pessoal, como aprimoramento da qualidade de áudio, pesquisa visual e tradução em tempo real. Por fim, o suporte para heads-up display visual pode permitir o consumo de conteúdo, incluindo vídeo, que se misturam perfeitamente no campo de visão dos usuários.

Qualcomm e Meta

As novas plataformas de próxima geração foram desenvolvidas em colaboração com a Meta e estrearão comercialmente nos dispositivos da empresa em 2023. O Meta Quest 3 será potencializado pela plataforma Snapdragon XR2 Gen 2 e a coleção Ray Ban Meta potencializada pela plataforma Snapdragon AR1. Outros fabricantes devem adotar as novidades já no próximo ano.

“Na Meta, estamos focados em desenvolver as tecnologias do futuro em realidade mista e óculos inteligentes, bem como as inovações fundamentais que um dia impulsionarão nossa visão sobre óculos AR”, disse Andrew “Boz” Bosworth, CTO e Head de Reality Labs da Meta.

“Construir esta futura plataforma de computação requer um parceiro líder do setor e é aqui que nossa colaboração de longa data com a Qualcomm Technologies é fundamental. Juntos, estamos definindo tecnologias de próxima geração que oferecem avanços massivos em potência, desempenho e IA. As mais recentes plataformas Snapdragon XR2 Gen 2 e Snapdragon AR1, que alimentam o Meta Quest 3 e nossos óculos inteligentes Ray-Ban Meta de próxima geração, são outra prova da força desta colaboração e estamos entusiasmados para que os usuários de todo o mundo os experimentem.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!