Salesforce anuncia disponibilidade do Agentforce em português
A Salesforce anunciou na terça-feira (19) a disponibilidade em português do Agentforce, parte da plataforma de CRM da empresa que promete capacidade de criar e implementar agentes de inteligência artificial para “qualquer função de negócios”. A promessa é de recursos “além dos chatbots e copilotos”, o que a empresa define como “habilidades para tomar decisões e resolver casos de clientes, qualificar leads e otimizar campanhas de marketing”.
Segundo a Salesforce, o Agentforce não depende de ações humanas e pode ser acionado por alterações em dados, regras de negócios, automações pré-criadas ou sinais por chamadas de API de outros sistemas. Ele inclui agentes prontos para uso “fáceis de personalizar e implantar” por conta do uso de no-code e low-code (baixa programação ou sem programação).
Dia da Consciência Negra: 12 líderes que fazem a diferença na tecnologia
O Agentforce Service Agent é o primeiro agente pronto para uso disponível, e os usuários podem personalizar IAs pré-construídas para atender “qualquer setor”, diz a fabricante. A ferramenta, segundo o sempre superlativo Marc Benioff, CEO da Salesforce, está “dando início a uma nova era de abundância de IA”.
A promessa do executivo é a de eliminar a integração complexa de dados e a criação de automação personalizada, uma vez que esses agentes estão incorporados à plataforma da Salesforce nativamente. Os clientes podem, diz a empresa, transformar instantaneamente fluxos, modelos de prompt, Apex e APIs em ações de agentes, conectando-se a dados corporativos, modelos de segurança e automações.
A Salesforce diz que os clientes podem experimentar o Agentforce gratuitamente com o Foundations, complemento para a Enterprise Edition e superiores. São dados créditos para as primeiras mil conversas com o Service Agent, permitindo que as empresas experimentem as capacidades da solução antes de comprar.
Soluções e exemplos
Além do Service Agent, há outras soluções disponíveis para os clientes da Salesforce. O Agent Builder, por exemplo, diz simplificar a configuração e a ativação de um agente, permitindo que usuários personalizem agentes prontos para uso ou criem um. É capaz de usar dados estruturados e não estruturados do Data Cloud e usa ferramentas como Flows, Prompts, Apex e APIs do MuleSoft para configurar um agente.
A empresa dá exemplos de casos de uso setoriais. No caso de serviços bancários, por exemplo, o agente promete recuperar de forma autônoma transações recentes de uma conta, identificar cobranças não autorizadas, notificar comerciantes sobre cobranças contestadas e emitir créditos provisórios sem intervenção humana.
No varejo, a empresa busca diferir a solução dos chatbots básicos, que segundo ela só responderem perguntas predefinidas. O agente da Salesforce promete usar o catálogo e os dados de produtos, aprendendo com o comportamento e as preferências dos compradores. Isso permite que eles usem a pesquisa em linguagem natural, obtenham respostas em tom de conversa e acrescentem itens ao carrinho.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!